Segunda, 29 de Novembro de 2021
6730447121
Cidades Caos nos buzão

Vereadores de CG terão coragem de "mexer" na qualidade do transporte público?

Parlamentares tentam avançar sobre o assunto. Presidente Carlão se empenha, mas ainda sem reflexos na vida das pessoas.

23/11/2021 07h22
Por: Redação Fonte: Redação
Vereadores tentam mostrar serviço no caso do buzão velho
Vereadores tentam mostrar serviço no caso do buzão velho

Não é para qualquer um, mas a coragem dos vereadores de Campo Grande pode estar em xeque antes de acabar o ano. Isso porque o caótico transporte público está em pauta no expediente dos representantes do povo, mas será mesmo que os parlamentares terão coragem de mexer nesse vespeiro do serviço público?

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram mais uma reunião com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, com o objetivo de sanar dúvidas e discutir melhorias para o sistema público de transporte. 

Segundo o presidente da Casa, vereador Carlão, a possibilidade de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) não está descartada, desde que atendidos requisitos básicos para sua instauração.

“Foi uma reunião produtiva, o secretário explicou detalhes dessas reformas dos terminais, mobilidade urbana, o que pode e não pode ser feito. Vamos ouvir o TCE [Tribunal de Contas do Estado], até para juntar com o que eles colheram. A CPI é uma prerrogativa do legislativo, mas primeiro vamos ouvir o TCE, que fez um grande trabalho nessa área do transporte e trânsito em Campo Grande”, disse.

O trabalho de fiscalização da Comissão teve início no primeiro semestre, quando, após denúncias de superlotação nos terminais, vereadores foram pessoalmente verificar a situação. À época, a Casa encaminhou ofício à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), com cópia ao Consórcio Guaicurus, cobrando o aumento da quantidade de ônibus circulando na Capital, principalmente nos horários de pico, por conta do aumento dos casos de coronavírus na cidade.

Desde então, a Câmara tem articulado, junto ao Executivo e ao Consórcio, empresa que operacionaliza o transporte coletivo na Capital, propostas para diminuir a lotação nos ônibus, considerado um ponto de estrangulamento para o avanço da covid-19. Diversas reuniões já foram realizadas envolvendo os principais agentes envolvidos. No próximo dia 3 de dezembro, uma audiência pública também será realizada na Casa. 

Nos grupos de WhatsApp, a população que utiliza o transporte público evita chamar esse "serviço" de público, porque de tão ruim que é, chamam mesmo de "buzão" ou "circular".

“O TCE já fez um Termo de Ajustamento de Gestão para buscar soluções para o transporte coletivo de Campo Grande. Os debates que a Câmara tem proporcionado têm trazido TCE, Ministério Público e Defensoria Pública. Vamos discutir, de forma mais contundente, de forma mais abrangente, soluções exequíveis para esse tema”, disse o presidente da Comissão de Trânsito, vereador Coronel Alírio Villasanti.

Nota da redação - Os discursos são belos na mesa de reunião mas os impactos desses encontros ainda passam longe do dia a dia da população que sofre com ônibus que quebra, pontos sem bancos e ao relento, superlotação, falta de higiene, entre outros problemas, e pagando ainda quase o valor que paga um usuário de Brasília, onde o custo de vida é quase o dobro de Campo Grande. A grande pergunta que fica é: quando, onde e como um grupo de vereadores tomará a decisão de defender o povo nesse assunto? Esse dia pode estar perto? com a palavra, os vereadores que foram eleitos pelo povo mas que ainda caminham para uma gestão super morna. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 23h29 - Fonte: Climatempo
22°
Trovoada

Mín. ° Máx. °

22° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias