Quinta, 21 de Outubro de 2021
67998539514
Cidades Saúde pública

Ministério da Saúde lança campanha com testes de antígeno que existe há seis meses em MS

Outros quatro municípios participam da testagem, além de Campo Grande

17/09/2021 16h20
Por: Redação
Ministério da Saúde lança campanha com testes de antígeno que existe há seis meses em MS

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira (17), o Plano Nacional de Expansão da Testagem para o Coronavírus, e Campo Grande foi escolhida para participar deste projeto com mais quatro cidades do país: Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR). Cada município receberá testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19, o resultado do exame fica pronto entre 15 e 20 minutos. Pioneiro, a iniciativa existe há seis meses em Mato Grosso do Sul e tem ajudado milhares de pacientes no diagnóstico precoce para o vírus SARS-CoV-2.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o projeto do Ministério da Saúde somará às estratégias desenvolvidas por Mato Grosso do Sul no enfrentamento à Covid-19. “Nós já temos o nosso programa implantado desde março, quando compramos 160 mil testes de antígeno e distribuímos para todos os municípios. Assim, esses testes enviados pelo governo federal será um reforço às nossas ações, principalmente em Campo Grande”.

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que cerca de 60 milhões de testes de antígeno, que mostram o diagnóstico com essa rapidez, sejam distribuídos para todo o Brasil em 2021. Só nesta semana, o Ministério da Saúde envia 2,4 milhões de testes para todos os 5.570 municípios do país, dos 26 estados e Distrito Federal, para garantir a expansão do diagnóstico da Covid-19 em todo território nacional. Nesta etapa, o critério de distribuição será populacional. Em seguida, também serão considerados os cenários epidemiológicos de cada localidade.

Como funciona?

O teste de antígeno funciona assim: a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal ou nasofaríngeo, o exame detecta a presença de uma proteína do coronavírus, para mostrar se a pessoa está infectada e em uma fase com maior risco de transmissão. O teste é mais prático, pois não necessita de um laboratório para ser processado, é de fácil manipulação e pode ficar em temperatura até 30º C.

Com o resultado em 15 minutos, o teste de antígeno tem um grau de confiança elevado, graças a uma tecnologia avançada, que foi se aprimorando desde o começo da pandemia. É importante esclarecer que os testes RT-PCR continuam sendo usados como padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, são necessários para garantir o diagnóstico.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 00h25 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 32°

24° Sensação
20 km/h Vento
54% Umidade do ar
67% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias