Terça, 21 de Setembro de 2021
67998539514
Gestão & Economia Cooperativismo

Panorama do Cooperativismo comprova a força do setor na sociedade

Faturamento das cooperativas no MS cresce quase 70% em 2020

20/08/2021 19h06
Por: Redação
Panorama do Cooperativismo comprova a força do setor na sociedade

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Isso pode ser comprovado com o Panorama do Cooperativismo 2021, com base de dados 2020, desenvolvido pelo Sistema OCB/MS. A publicação traz informações relevantes ao setor e possibilita desenhar o perfil do cooperativismo no Estado. Para promover o crescimento e desenvolvimento é preciso conhecer com profundidade o negócio em que atuamos, pois isso nos dá condições e conhecimento necessários para poder traçar e planejar o futuro.

“2020 foi um ano difícil, em que o cooperativismo se reinventou para superar os desafios, nosso modelo de negócios criou oportunidades, ampliou atuação e comprovou o quanto as cooperativas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado”, destaca o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.

O presidente ainda reforça que a publicação estadual é lançada logo após que a nacional, “Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021”, que traz os números do cooperativismo no Brasil. Mais de 17 milhões de brasileiros já são cooperados, nas 4868 cooperativas, que geram cerca de 455 mil empregos. O cooperativismo ainda é a maior rede de atendimento financeiro do país com mais de 7200 pontos no Brasil, sendo a única instituição financeira fisicamente presente em 594 municípios.

O cooperativismo é forte em diversos ramos da economia, no agronegócio 35% da produção brasileira de leite passa por uma cooperativa. O Brasil é pioneiro no cooperativismo de saúde, esse modelo está presente em 85% do território brasileiro e as cooperativas do ramo têm 32% de participação no mercado privado de saúde suplementar.

No Mato Grosso do Sul, o cooperativismo também mostra a sua força com as 118 cooperativas, distribuídas em 7 ramos, compondo mais de 350 mil cooperados, gerando cerca de 10 mil postos de trabalho.

Um indicador que demonstra a força do cooperativismo nesse momento de pandemia, é o crescimento do faturamento. Comparando o ano de 2020 com 2019, as cooperativas do Estado apresentaram um crescimento de 69,46%, ou seja, um aumento de R$ 7,9 bilhões. Comparando o ano de 2019 com 2020, em relação ao Ativo Total das cooperativas no Estado, ocorreu um aumento de 42,4%, ou seja, um incremento de 4,25 bilhões,

Quase 90% dos 79 municípios do MS têm uma sede de um empreendimento cooperativo. Outros indicadores merecem destaque: aumento de 13,75% no número de empregos de 2019 para 2020, no mesmo período aumento de 12,11% de aumento no número de cooperados.

“O cooperativismo é um pilar importante da economia, mas ainda não é tão conhecido pela sociedade, por isso o Sistema OCB criou o movimento SomosCoop, que busca despertar a consciência das pessoas  para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa. Acreditamos que é possível  transformar o mundo em um lugar mais  justo, feliz, equilibrado e com melhores  oportunidades para todos. O movimento  SomosCoop quer mostrar isso para todo  mundo e promover engajamento à causa cooperativista”, finaliza o presidente, que reforça que o os dados divulgados na publicação só reforçam o propósito do movimento.

O panorama traz mais indicadores e visa essencialmente oferecer instrumentos e dados confiáveis para o melhor planejamento das ações, tanto por parte do sistema, como parte de cada cooperativa.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 16h31 - Fonte: Climatempo
35°
Tempo aberto

Mín. 22° Máx. 39°

37° Sensação
30 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias