Terça, 21 de Setembro de 2021
67998539514
Política Orientação

TCE-MS publica Orientação Técnica aos Jurisdicionados para correção de erros em licitações

A proposta de Orientação Técnica ao Jurisdicionado foi elaborada pelo Grupo Técnico de Controle Externo do TCE-MS (GTCE)

17/08/2021 10h43
Por: Redação
TCE-MS publica Orientação Técnica aos Jurisdicionados para correção de erros em licitações

Entrou em vigor a Orientação Técnica aos Jurisdicionados, OTJ- MS N° 01/2021, que traz orientações e procedimentos a serem adotados pelos órgãos jurisdicionados, para a correção de erros formais recorrentes em certames licitatórios. O ato normativo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, quinta-feira, 12 de agosto, DOE n. 2917.

A proposta de Orientação Técnica ao Jurisdicionado foi elaborada pelo Grupo Técnico de Controle Externo do TCE-MS (GTCE). Em seguida, a proposta foi encaminhada pela Secretaria de Controle Externo ao presidente Iran Coelho das Neves, para apreciação dos demais conselheiros. O conselheiro Marcio Monteiro foi o relator do projeto de Orientação Técnica que foi aprovado pelo Corpo Deliberativo, em sessão administrativa, conforme dispõe a Portaria TCE/MS nº 67/2020.

A publicação assinada pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Iran Coelho das Neves, e pelo diretor da secretaria de controle externo Eduardo dos Santos Dionizio, traz algumas considerações para a necessidade da elaboração da OTJ. Entre as razões apontadas, estão as inconsistências e irregularidades recorrentes encontradas nos Editais de Licitações elaborados por órgãos jurisdicionados - “é na fase da Licitação que os maiores riscos de fraudes e desvios se materializam”.

De acordo com o Art. 1º da OTJ a orientação para que os jurisdicionados possam assegurar ampla competitividade nos certames licitatórios, devam se abster de constar em seus editais, cláusulas que contrariem as disposições legais, em especial, as exigências para que as licitantes comprovem: a existência de profissional no seu quadro permanente, sem permitir a contratação de prestadores de serviços para a finalidade; capital social ou patrimônio líquido integralizado, entre outros.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 16h31 - Fonte: Climatempo
35°
Tempo aberto

Mín. 22° Máx. 39°

37° Sensação
30 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias