Quarta, 28 de Julho de 2021
67998539514
Oportunidades Cooperativismo

Movimento SomosCoop mostra a força das cooperativas na sociedade

O cooperativismo é um dos setores que mais investe em infraestrutura no Mato Grosso do Sul

01/07/2021 12h30
Por: Redação
Movimento SomosCoop mostra a força das cooperativas na sociedade

No dia 03 de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperatisvismo. Data comemorada no mundo inteiro, que envolve mais de um bilhão de cooperativistas, que demonstram que ninguém precisa enfrentar sozinho uma crise como a atual pandemia.

Este ano, o #CoopsDay será comemorado com o tema Juntos Reconstruímos Melhor. As cooperativas de todo o mundo mostrarão como estão enfrentando a crise causada pela pandemia da covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente.

O cooperativismo também é atuante no Mato Grosso do Sul, hoje são cerca de 330 mil cooperados, de 118 cooperativas, que empregam aproximadamente 9 mil pessoas. O segmento representa 15% do PIB estadual e está presente em 88% dos municípios do Estado.

“A economia do Mato Grosso do Sul está totalmente ligada ao cooperativismo, que é um dos setores que mais investe em infraestrutura no Estado. O cooperativismo tem sete ramos: agropecuário, crédito, transporte, trabalho e produção de bens/serviços, saúde e consumo; portanto atua em diversas áreas. As cooperativas estão sempre investindo, agregando renda aos associados e promovendo desenvolvendo às comunidades onde atua”, destaca o presidente do Sistema OCB/MS.

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.

E para disseminar ainda mais essa filosofia, o Sistema OCB promove o SomosCoop, que é um movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única marca para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade.

Para entrar no espírito de união faz a força, o Sistema OCB, que reúne mais de 6,8 mil cooperativas e mais de 15 milhões de trabalhadores (entre cooperados e empregados), desenvolveu uma campanha nacional e que tem como embaixador o atleta que se tornou ídolo do esporte brasileiro: o tenista Gustavo Kuerten.

Com o conceito Vem ser coop! Tudo ao seu redor já é, a campanha do Sistema OCB quer aproximar o modelo da sociedade, além de estimular novas adesões ao movimento que segue como tendência de enfrentamento para recuperação de negócios e oportunidades prejudicadas pela pandemia do Covid-19.

COMEMORAÇÃO NO MS

Para comemorar a data, o Sistema OCB/MS promoveu uma semana com diversos eventos, que tem como ponto alto o Dia de Cooperar, que ocorre em várias cidades do Estado e na Capital terá uma programação especial. No dia 3 de julho, das 8h às 17 horas, nos Altos da Avenida Afonso Pena uma experiência única em formato de drive thru, um trajeto para saber um pouco mais sobre a história do cooperativismo, ganhar brindes e doar alimentos para quem precisa.

E nos dias 03 e 04, o XXV Ticoop – Torneio de Integração Cooperativismo, que em 2021 será aberto ao público e virtual.

Serão três modalidades virtuais, ciclismo, corrida e caminhada, onde quem ganha é a solidariedade. Pedale, corra, caminhe, os trajetos serão registrados no aplicativo strava para validar a participação. A inscrição para o torneio também é doação de alimentos e pode ser feira pelo https://www.centraldacorrida.com.br/ticoop-2021.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias