09/09/2020 às 16h04min - Atualizada em 09/09/2020 às 16h04min

IEL dá 5 dicas para se sair bem em uma entrevista virtual para vaga de estágio

A coordenadora da área de desenvolvimento profissional e estágio do IEL, elaborou algumas dicas para ajudar os estudantes que buscam uma colocação no mercado de trabalho se destacarem na entrevista remota.

Redação
Reprodução

Com o distanciamento social provocado pela pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), as empresas estão tendo de repensar sobre algumas rotinas, inclusive quando o assunto é entrevista para vaga de estágio, que teve de passar de presencial para a virtual.

De olho neste novo normal, a coordenadora da área de desenvolvimento profissional e estágio do IEL, Rosângela Ramos, elaborou algumas dicas para ajudar os estudantes que buscam uma colocação no mercado de trabalho se destacarem na entrevista remota.

 Confira abaixo as dicas na hora de participar de uma entrevista online para preencher vagas de estágio:
 
1 – Escola um lugar apropriado

É importante que os candidatos procurem um lugar apropriado, onde não haja barulho externos, tenha boa iluminação e seja organizado. “Isso tudo deve ser levado em consideração por quem vai fazer uma entrevista, porque o entrevistador vai acabar observando. Um barulho, por exemplo, pode atrapalhar o ritmo da entrevista”, afirmou Rosângela Ramos.

 2 – Teste os equipamentos antes

Como no item anterior, interrupções na hora da entrevista podem prejudicar e isso vale tanto para barulhos externos como para uma conexão ruim, um microfone com defeito ou uma câmera que não funciona. “O ideal é deixar tudo pronto da melhor forma para que a entrevista corra tranquilamente e o candidato possa ser sincero e objetivo ao traçar habilidades, aptidões e vontades”, reforçou a coordenadora da área de desenvolvimento profissional e estágio do IEL

3 – Cuide da apresentação pessoal

Mesmo que a entrevista não seja de forma presencial, uma boa aparência é fundamental. Por isso, nada de pijama só porque você está no seu próprio quarto e o entrevistador está a quilômetros de distância. “Minha dica é utilizar uma roupa apropriada para o ambiente de trabalho, mesmo sendo entrevistado remotamente. Evite cores vibrantes, roupas com decotes, pois o que tem que chamar mais a atenção do entrevistador são as suas competências e habilidades”, destacou a especialista.

4 – Olhe sempre para a câmara do computador

Olhar para a câmera do computador em vez de olhar para a tela dá a impressão de que o candidato está olhando nos olhos do entrevistador. “Nesse caso, vale até fazer um teste com um amigo ou familiar antes”. Além disso, é importante ter as mesmas atitudes que teria se estivesse em uma entrevista presencial. Cumprimente o entrevistador e mantenha um clima cordial, tendo atitudes que poderão contribuir para fortalecer sua candidatura à vaga”, pontuou Rosângela Ramos.

5 – Evite distrações

Para que não haja nenhum problema durante a entrevista e o candidato perca o foco, vale desligar o celular e fazer a entrevista numa mesa o mais limpa possível, sem objetos ao redor do computador que possam gerar distrações. “Mantenha uma boa postura, passe tranquilidade e olhe no olho do entrevistador, porque essas atitudes contam pontos positivos também no ambiente virtual”, finalizou a coordenadora da área de desenvolvimento profissional e estágio do IEL.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual prefeito seria melhor para a saúde?

56.3%
27.7%
16.0%