Pessoas com histórico familiar de câncer poderão ter prioridade na realização de exames em Mato Grosso do Sul. Esse direito é previsto no Projeto de Lei 104/2026 que começou a tramitar nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa (ALEMS). A prioridade prevista na proposta abrange exames para rastreamento, diagnóstico e detecção precoce do câncer às pessoas com risco familiar ou genético aumentado.
De acordo com o projeto, terão direito à prioridade pessoas que apresentem histórico familiar relevante ou sejam portadoras de síndromes genéticas associadas ao aumento do risco de neoplasias. Entre os critérios considerados estão o diagnóstico de câncer em parentes de primeiro grau — pais, irmãos ou filhos — ou a ocorrência da doença em dois ou mais familiares, especialmente quando um dos casos tiver sido diagnosticado antes dos 50 anos de idade.
Além da prioridade na realização dos exames, o projeto prevê que os estabelecimentos públicos e privados integrantes da rede estadual de saúde disponibilizem, em local de fácil acesso ao público, informações sobre o direito assegurado pela futura lei. Também deverão ser divulgados os principais sinais e sintomas de alerta para os tipos mais frequentes de câncer, os fatores de risco modificáveis e não modificáveis, a importância da avaliação médica precoce e o papel do aconselhamento e da testagem genética quando houver indicação clínica.
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se for considerado constitucional, continuará tramitando na ALEMS com análises e votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Dourados - MS Cadastro Único registra mais de 28 mil atendimentos em um ano e meio em Dourados
Dourados - MS Prefeitura aplica pouco mais de 200 doses de vacina em “Dia D” contra a Influenza
Legislativo - MS Zé Teixeira vistoria Pronto-Socorro de Rio Brilhante e reafirma compromisso com saúde
Dourados - MS Prefeitura promove Agosto Lilás com ações de prevenção e conscientização em Dourados
Dourados - MS Feira Sabores no Parque reúne gastronomia, agricultura familiar e música nesta sexta-feira
Dourados - MS Dourados recebe neste domingo a 4ª etapa da Copa Conesul de Mountain Bike 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados