O pagador de uma taxa judiciária indevida poderá receber o reembolso diretamente em sua conta bancária, sem a necessidade de intermediação do cliente. É o que prevê o Projeto de Lei 04/2026 , enviada nesta sexta-feira (6) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) pelo Poder Judiciário (TJ-MS). A proposição altera o Regimento de Custas Judiciais do Estado ( Lei 3.779/2009 ).
A proposta trata das chamadas taxas indevidas, que são valores pagos ao tribunal por erro, em duplicidade ou acima do que a lei exige. De acordo com a mensagem anexa à proposta, a legislação atual limita a devolução desses valores ao requerente da ação. “Nesses casos, quando reconhecida a indevida cobrança, a restituição não pode ser efetivada diretamente ao efetivo pagador, exigindo-se providência adicional por parte do cliente, o que gera morosidade e dificuldades operacionais desnecessárias”, explica o presidente do TJ-MS, desembargador Dorival Renato Pavan, na mensagem.
Com a nova redação, que altera o artigo 23 da Lei 3.779/2009, o pedido de restituição deverá conter os dados bancários do requerente ou os do pagador da guia (número da conta corrente e da agência bancária). "A modificação pretendida confere maior racionalidade e eficiência, alinhando-o à realidade operacional do sistema de arrecadação judicial", afirma o presidente do TJ-MS.
Após apresentado na sessão ordinária da ALEMS, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável, continuará tramitando com votações nas comissões de mérito e no plenário.
Dourados - MS Pesquisa do Procon aponta queda de 9,47% no preço médio do gás de cozinha em Dourados
Dourados - MS Prefeitura seleciona projetos culturais com investimento superior a R$ 420 mil
Dourados - MS Guarda Municipal inicia curso de capacitação em armamento e tiro em Dourados
Dourados - MS Prefeitura de Dourados conclui plantio de 360 mudas de ipês na Avenida dos Ipês
Dourados - MS Circuito TNT de Mountain Bike coloca Dourados como referência em grandes eventos
Dourados - MS Cadastro Único registra mais de 28 mil atendimentos em um ano e meio em Dourados Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 36°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados