03/05/2020 às 21h03min - Atualizada em 03/05/2020 às 21h03min

Para facilitar acesso ao crédito, empreendedores do turismo são alvos de pesquisa

Os dados oriundos da pesquisa podem embasar intermediações acerca da flexibilização do acesso ao crédito.

Redação
Reprodução
A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FundturMS), através de seu Observatório do Turismo (ObservaturMS) e em parceria com o Sebrae e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio, começa mais uma fase de pesquisas no setor turístico, que é o levantamento do Perfil dos Empreendimentos Turísticos do Mato Grosso do Sul para a captação de Recursos Financeiros (capital de giro).

O objetivo é levantar informações atuais sobre os empreendimentos turísticos do Estado para auxiliá-los na captação de recursos financeiros. Com os dados, o poder público poderá saber das necessidades de crédito do segmento do turismo durante a pandemia do novo Coronavírus, que causa a doença Covid-19. As medidas de isolamento social, que incluem o fechamento de hotéis, redução de atendimento em bares e restaurantes, cancelamento de voos, barreiras sanitárias para que não haja a propagação da doença, está afetando financeiramente o setor.

“É fundamental que os empresários participem da pesquisa. O acesso facilitado ao crédito foi uma demanda do trade turístico e precisamos ter informações consolidadas para negociação com os bancos. Essas negociações já estão sendo feitas, mas precisam avançar”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS.

Segundo o diretor-presidente da FundturMS, a solicitação de acesso ao crédito para o turismo começou no início da situação de pandemia por meio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e Fundtur MS. “Quando iniciamos as negociações, percebemos que precisávamos levantar qual era o status atual dessas empresas, como estava a saúde financeira delas e quais eram suas condições para acessar o crédito. Tínhamos que ter informação do total de volume de recursos que os empresários vão precisar para que fôssemos mais assertivos. Portanto é fundamental que todos participem da pesquisa, pois quanto mais informações tivermos, melhor será o atendimento às demandas dos empresários”.

A coordenadora operacional do Observatório do Turismo de MS, Danielle Moura, reforça a importância da participação do trade para nortear tomadas de decisões e projetos futuros, com vistas a retomada da atividade turística. “A pesquisa do levantamento do Perfil dos Empreendimentos Turísticos do Mato Grosso do Sul para a captação de Recursos Financeiros (capital de giro), visa identificar as necessidades de crédito dos empresários/empreendedores do turismo de MS. Os dados oriundos da pesquisa podem embasar intermediações acerca da flexibilização do acesso ao crédito no que diz respeito a taxas de juros, carência, prazo para pagamento, garantias entre outras necessidades apresentadas. 

O ObservaturMS ressalta que a identificação durante a resposta da pesquisa é opcional. Para participar, basta clicar no link https://forms.gle/TYe54biAx3V295KT6. O prazo é de 28 de abril a 11 de maio de 2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual prefeito seria melhor para a saúde?

55.2%
28.4%
16.4%