Conforme a Ordem do Dia , os deputados estaduais devem votar, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta terça-feira (9), sete projetos distribuídos entre discussão única, segunda e primeira discussão. Os projetos tratam de temas administrativos, sociais, de saúde, cultura e fiscalização de serviços públicos no Estado.
Em discussão única, os parlamentares apreciarão o Projeto de Decreto Legislativo 13/2025 , de autoria da Mesa Diretora (2025-2026). A matéria aprova o Balanço Geral do Governo do Estado, relativo ao exercício econômico-financeiro de 2023.
Também em discussão única serão analisados dois projetos: o Projeto de Lei 265/2025 , de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB). A proposta declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold). E o Projeto de Lei 278/2025 , da deputada Lia Nogueira (PSDB), declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Mães e Amigos Atípicos de Costa Rica (MSAMAACRI).
Em segunda discussão, os parlamentares votarão duas propostas. O Projeto de Lei 163/2024 , de autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), dispõe sobre a possibilidade da realização de orientação e de treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes assistidas na rede de saúde pública e privada do Estado de Mato Grosso do Sul. E de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 209/2025 inclui a tradicional Festa do Mel, realizada em Guia Lopes da Laguna, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Em primeira discussão, os deputados apreciarão o Projeto de Lei 251/2025 , de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), que propõe a inclusão da Feira Ecológica, Cultural, Indígena e Rural de Miranda (FECIR) e da Cavalgada Ecológica de Miranda no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Encerrando a pauta do dia, será analisado o Projeto de Lei 299/2025 , do Poder Executivo, que dispõe sobre a Taxa de Fiscalização sobre os Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado (TFSG) do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS ; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS ; Faceboo k e Youtube.
Dourados - MS Procon de Dourados aponta redução nos preços médios dos combustíveis em pesquisa de julho
Dourados - MS Dourados garante atletas na fase final dos Jogos Escolares da Juventude de MS
Dourados - MS Pesquisa do Procon aponta queda de 9,47% no preço médio do gás de cozinha em Dourados
Dourados - MS Prefeitura seleciona projetos culturais com investimento superior a R$ 420 mil
Dourados - MS Guarda Municipal inicia curso de capacitação em armamento e tiro em Dourados
Dourados - MS Prefeitura de Dourados conclui plantio de 360 mudas de ipês na Avenida dos Ipês Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 36°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados