A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, disputa a etapa de Três Lagoas dos Jogos Estaduais da Melhor Idade, que serão sendo disputados no período de 24 a 30 de novembro. A delegação douradense é composta por 58 pessoas, entre atletas/idosos, técnicos, motoristas e profissional de saúde. Os atletas de Dourados vão competir nas modalidades de Voleibol Adaptado feminino e masculino e Bocha feminino e masculino, nas categorias A (50 a 59 anos) B (60 a 60 anos) e C (70 anos acima).
A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon, destaca a participação do município na etapa de Três Lagoas dos Jogos Estaduais da Melhor Idade. “Dourados tem um histórico positivo em suas competições, sempre voltando para casa com medalhas e troféus e dessa vez, não será diferente”, enfatiza. “A delegação tem uma dedicação forte nos treinamentos durante todo o ano, sendo 12 horas semanais de treino para que os resultados nesses jogos estaduais sejam positivo”, completa.
Os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul objetivam instrumentalizar os municípios de Mato Grosso do Sul e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso em nossa sociedade.
O acesso ao esporte e ao lazer é um dos direitos da pessoa idosa, assegurados oficialmente conforme Carta Magna Brasileira e demais Legislações Específicas desse segmento, como Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso, entre outros, documentos norteadores do desenvolvimento das Políticas Públicas voltadas para essa população.
A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), órgão responsável pela condução da Política Pública de Esporte e Lazer no Estado, propõe a realização dos Jogos da Melhor Idade de MS, com a intenção de incentivar o idoso e a idosa sul-mato-grossense à prática esportiva como forma de melhoria de qualidade de vida, bem como oportunizar o intercâmbio entre as instituições que atuam com o idoso nos municípios do Estado.
A primeira etapa dos Jogos Estaduais da Melhor Idade foi disputada entre os dias 17 e 19 de junho, em Campo Grande, com a participação de atletas de Dourados em modalidades como atletismo, bocha, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco ponto acima, voleibol adaptado e xadrez. “Mais do que uma competição, os Jogos da Melhor Idade têm como propósito fortalecer o papel social do esporte na vida da pessoa idosa”, enfatiza Shirley Zarpelon.
A secretária de Assistência Social elogia a iniciativa do governo do Estado de instrumentalizar os municípios sul-mato-grossenses e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da população idosa nas atividades, além de promover a autoestima, o convívio social e a troca de experiências entre gerações contribuindo para a qualidade de vida.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o papel fundamental dos profissionais municipais na viabilização dos jogos. “A gente prepara tudo com muito carinho: os jogos, a hospedagem, a alimentação, a confraternização dos idosos”, ressalta. “Mas, se não houver o trabalho dedicado do profissional de Educação Física, do assistente social no município com o apoio de um prefeito que tenha a visão de valorizar a trajetória da melhor idade e usar o esporte como ferramenta de saúde e qualidade de vida, nada disso seria possível”, completa.
Dourados - MS Prefeitura encerra dia 4 de agosto as inscrições para os Jogos Abertos de Dourados
Chapa Aurora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Dourados - MS Prefeitura mantém vacinação intensificada de animais acolhidos por protetores e ONGs
Dourados - MS Furto de canos de cobre da rede de água causa alagamento em enfermaria do Hospital da Vida
Dourados - MS Prefeitura antecipa salários de 9.570 servidores com folha de R$ 70,7 milhões
Dourados - MS Procon de Dourados aponta redução nos preços médios dos combustíveis em pesquisa de julho Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados