Parlamentares de países do BRICS defenderam nesta quinta-feira (5) a necessidade de mudança na governança global, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU) e seu Conselho de Segurança, com ênfase no multilateralismo. Eles participaram do 11º Fórum Parlamentar do BRICS, em Brasília.
“A estrutura de governança da ONU, que completa 80 anos em 2025, não mais reflete a importância, a influência e as aspirações dos países da América Latina, Ásia e África”, disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que coordenou o debate sobre o tema "Parlamentos do BRICS unidos pela reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança".
Para Alcolumbre, a recente expansão do BRICS – que começou com quatro países e hoje já conta com 11 – demonstra o crescente interesse das nações do Sul Global por uma nova ordem multipolar.

Grupo de trabalho
O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, também apontou a necessidade de mudança na governança mundial. Ele afirmou que a ordem atual, centrada em poucas potências, não atende mais às necessidades do mundo. “As estruturas existentes se mostraram ineficazes e, em muitos casos, contribuíram para as crises”, disse Ghalibaf.
O representante iraniano destacou o conflito palestino-israelense como evidência da falência das instituições globais. Ghalibaf propôs a criação de um grupo de trabalho do BRICS para examinar os caminhos da reforma do sistema multilateral global e desenvolver recomendações práticas.

Nova realidade
O senador russo Grigory Karasin também centrou parte do seu discurso na defesa da reforma do Conselho de Segurança da ONU, que deve se adaptar à realidade multipolar global. Karasin criticou ainda o Ocidente por reinterpretar as normas internacionais em proveito próprio.
O presidente da Câmara Baixa de Belarus, Sergei Rachkov, observou que o cenário geopolítico mundial está em franca transformação, com os defensores da ordem unipolar tentando manter a hegemonia. Para ele, a transição de um “modelo unipolar, centrado no Ocidente, para um mundo multipolar, é inevitável”.

A vice-presidente da Assembleia Nacional cubana, deputada Ana María Mari Machado, disse que os Parlamentos do BRICS estão em posição de apoiar a reconstrução da uma nova arquitetura mundial para melhor representar os países, grandes ou pequenos. “A forma de garantir a coexistência pacífica, preservar a paz e a segurança internacional é a defesa do multilateralismo”, concluiu Machado.
Câmara Retrospectiva: deputados aprovaram repasse de parte da arrecadação com bets para a Polícia Federal
Câmara Projeto assegura informações de saúde para familiares de pacientes inconscientes
Câmara Projeto amplia transparência de títulos privados do agronegócio
Câmara Projeto permite que cooperativas de energia ampliem área de atuação
Câmara Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau
Câmara Projeto permite bloqueio imediato de bens em suspeita de fraude financeira Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo nublado
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados