De 27 de maio a 1º de junho, pesquisadores, gestores, empresários e representantes de instituições públicas e privadas embarcaram na Expedição Pantanal Tech, uma imersão de seis dias pelas sete sub-regiões do Pantanal sul-mato-grossense, com foco no desenvolvimento sustentável, turismo responsável e integração entre setores.
Organizada pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Instituto Viva Pantanal, a expedição contou com roteiro estratégico e abrangendo uma grande gama de setores, que englobam a pesca esportiva, aquicultura, pecuária sustentável, Rota Bioceânica, agro-eco-turismo, agricultura familiar, ecoturismo, sustentabilidade e gestão pública, entre outros assuntos correlacionados.
A jornada teve início em Aquidauana, com acolhida na UEMS e visita ao Morro do Paxixi. Em seguida, o grupo passou por Porto Murtinho, Nabileque, Miranda, Abobral, Nhecolândia e finaliza em Corumbá, com painéis, vivências e trocas entre instituições, comunidade acadêmica e população local.
Os expedicionários integram instituições de ensino e pesquisa, órgãos do Governo e terceiro setor, conselhos e empresas privadas. Essa conexão entre anfitriões e expedicionários teve como objetivo fomentar discussões que cheguem em melhorias e conquistas para economia e sustentabilidade pantaneira.
Entre os participantes, por exemplo, este a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), que contou sua equipe técnica e com a diretora-presidente Marina Dobashi na expedição, levando a pauta da inclusão produtiva, qualificação profissional e fortalecimento das políticas públicas de emprego e renda ao interior do Estado.
Durante o encontro realizado em Porto Murtinho, Dobashi destacou os mais de R$ 650 milhões em investimentos do Governo do Estado ao longo da Rota Bioceânica, voltados para infraestrutura logística, educação, saúde e cultura. “Esse investimento representa o compromisso do Estado com um desenvolvimento regional que respeita o meio ambiente e gera oportunidades reais para a população”, afirmou.

O evento contou com a presença do prefeito Nelson Cintra, das empresas de engenharia responsáveis pela construção da ponte e seus acessos, e de representantes de diversas instituições promovendo o desenvolvimento da região.
Já para o reitor da UEMS, Laércio Alves, a proposta é somar forças. “A união desses expedicionários pode gerar soluções reais diante dos grandes investimentos que já estão acontecendo, como a Rota Bioceânica. É um marco histórico de escuta, integração e ação”.
Corumbá: cooperação para ampliar oportunidades
No trecho final da expedição, a Funtrab esteve em Corumbá, onde se reuniu com representantes da Casa do Trabalhador e da Prefeitura Municipal. O encontro foi voltado ao alinhamento institucional e fortalecimento das ações de empregabilidade no município.
“Estamos comprometidos em garantir um atendimento cada vez mais eficaz, humano e alinhado às realidades locais, promovendo a dignidade do trabalho e o desenvolvimento regional”, ressaltou a diretora-presidente da Funtrab.
A parceria entre Estado e o município foi destacada como essencial para a ampliação das políticas públicas de emprego, especialmente em regiões estratégicas como Corumbá.
Com essa participação ativa, a Funtrab reafirma seu papel como agente de transformação nos territórios pantaneiros, somando forças para garantir que o progresso chegue a todos, de forma inclusiva, humana e sustentável.
Comunicação Funtrab
Foto de capa: Luiz Mendes
Interna: Funtrab
Dourados - MS Prefeitura empossa servidores aprovados em concurso e fortalece serviços à população
Dourados - MS Prefeitura lança na quarta-feira o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras
Dourados - MS Inframerica classifica com “impressionante” a infraestrutura do Aeroporto de Dourados
Dourados - MS Sexta com música sertaneja encerra programação de julho da Feira Sabores no Parque dos Ipês
Dourados - MS Prefeitura encerra dia 4 de agosto as inscrições para os Jogos Abertos de Dourados
Chapa Aurora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 33°
Tempo nublado
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados