Os imunizantes, disponíveis na Rede de Frio desde segunda-feira (24), estão sendo retirados conforme logística dos municípios
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização, já distribuiu 67.470 doses da vacina contra a Influenza a 51 municípios do estado. Mato Grosso do Sul recebeu, nesta primeira remessa, um total de 84 mil doses da vacina e a distribuição teve início na última segunda-feira (24), com os municípios retirando as vacinas e insumos na Rede de Frio estadual, localizada em Campo Grande.
Os municípios que já retiraram as doses estão autorizados a iniciar a vacinação. De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o informe técnico do Ministério da Saúde já previa essa recomendação. “Seguimos com a orientação do Ministério e os municípios que já retiraram as vacinas podem dar início à campanha de vacinação contra a Influenza”.
A campanha de vacinação está prevista para começar oficialmente no dia 7 de abril para todo o público-alvo. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios iniciem a imunização assim que receberem as doses do imunizante. A estratégia será mantida ao longo do ano, integrando-se ao Calendário Nacional de Vacinação, além das campanhas sazonais.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível. A estratégia de vacinação contra a Influenza visa reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é fundamental para promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus Influenza.
A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação, que incluem crianças, gestantes e idosos.
Quem pode se vacinar?
Além dos grupos prioritários já previstos no Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, a estratégia de vacinação também inclui os seguintes públicos:
A vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B e sua administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Vá até uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto. Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Kamilla Ratier
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão
Saúde Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra o sarampo em SP
Saúde Dor crônica pode influenciar no tratamento da depressão
Saúde Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção
Saúde Bombeiros do RJ alertam motociclistas sobre uso dos itens de segurança
Saúde Infecções e mortes por HIV caem, mas falta de recursos ameaça avanços Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 24° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados