24/10/2019 às 12h07min - Atualizada em 14/11/2019 às 12h07min

Dharleng Campos homenageia dentistas durante Sessão Solene na Câmara Municipal

Dendry Rios
https://camara.ms.gov.br/noticias/dentistas-sao-homenageados-em-sessao-solene-na-camara-municipal/186091
Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram nesta quarta-feira (23) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista. Os profissionais foram agraciados com outorga da Medalha Legislativa do Mérito Odontológico Campo-Grandense Albino Coimbra Filho.

A solenidade instituída pela Resolução 1288/18, garante a entrega da Medalha Legislativa. 

A presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul, Marta Maria Duarte Brandão, falou em nome dos homenageados, e destacou a satisfação com o reconhecimento e a Medalha que leva o nome de Albino Coimbra Filho, que exerceu com grandeza a profissão. “Nós odontólogos atendemos um paciente com dor dentro de uma sala, esse paciente entra tenso, e sai sempre muito feliz. Não somos mágicos, mas o profissional tem que fazer todas as ações: é anestesista, psicólogo, cirurgião, medica, atesta e tem a responsabilidade técnica. Nosso trabalho é de muita responsabilidade. Os pacientes chegam tristes e saem felizes, pois conseguimos tirar a dor e minimizar sofrimento”. 

Ela agradeceu a valorização da categoria e apoio da Casa de Leis diante de reivindicações. “Essa medalha veio para valorizar e nos dar a chance de mostrar a toda população que estamos aqui para somar e mostrar o quão nosso trabalho é importante”, disse Marta Brandão. 

Carlos Alberto de Moraes Coimbra, filho do homenageado Albino Coimbra Filho, que deu nome à Medalha entregue aos profissionais, agradeceu o reconhecimento. “Meu pai foi um dentista, um dos fundadores do curso de Odontologia da UFMS e, além de sempre se preocupar com a atividade profissional, sempre se preocupou com a formação acadêmica”. Coimbra recordou que quando esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado, instituiu junto do governador Reinaldo Azambuja que seja obrigatória a presença dos profissionais da odontologia nos hospitais. “Sei a importância de vocês também compondo os hospitais. Parabenizo pela homenagem, vocês dignificam a atividade da odontologia”, afirmou. 

A dentista Camilla Nascimento de Oliveira, diretora-presidente do Instituto Municipal de Previdência, declarou a satisfação de ser da área e estar trabalhando na gestão. “Nossa profissão ainda tem muito a crescer e ser valorizada. A gente chega a ser psicólogo, pois não é só o sorriso, a saúde bucal, a gente consegue mexer com a alma do ser humano, com a estima”, disse, recordando que muitos pacientes chegam tensos, mas a forma harmoniosa no atendimento acaba auxiliando. 

O deputado estadual Cabo Almi destacou as transformações que os profissionais conseguem fazer na vida dos pacientes. “A profissão de dentista envolve questão de saúde, de melhorar autoestima, de rejuvenescer. Os profissionais dentistas que receberão essa comenda, com certeza, saberão guardar com carinho pelo que ela representa na vida de cada profissional”, disse.  

A abertura da solenidade contou com apresentação da cantora Juci Ibanez.

Data - O Dia do Dentista é comemorada em 25 de outubro, pois nesta data, em 1884, foi instituído o Decreto de Lei nº 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. A solenidade tem objetivo de dar reconhecimento aos profissionais da área.  

Homenagem – O Prêmio de Medalha Legislativa do Mérito Odontológico Campo-Grande leva o nome de Albino Coimbra Filho, cirurgião dentista formado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de São José dos Campos (SP). Ele especializou-se em 1966 em Radiologia Odontológica. Posteriormente, graduou-se em Direito.  

Foi vereador na Câmara Municipal de Campo Grande. Em janeiro de 1979 foi criado o estado de Mato Grosso do Sul, tendo Campo Grande como capital e um governador nomeado. O prefeito Marcelo Miranda foi então indicado para governar o estado recém-criado. Albino Coimbra, então presidente da Câmara Municipal, tornou-se prefeito de Campo Grande, assumindo o mandato em janeiro de 1979. Deixou a prefeitura de Campo Grande em dezembro de 1980. Foi deputado federal. Ao longo de sua vida profissional, foi Cirurgião Dentista do Previsul e Professor da Cadeira de Radiologia da Fundação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Era casado com Marilene Morais Coimbra, com quem teve três filhos. Faleceu aos 61 anos em São Paulo no dia 5 de julho de 2004. 

Confira a lista dos homenageados:

ADEMIR SANTANA - LIVIA WOLFF DOS SANTOS e RODRIGO DALLA PRIA BALEJO

AYRTON ARAÚJO DO PT  - FABRICIA PEREIRA MOURA e LÁZARO DE OLIVEIRA NETO

BETINHO - JOSÉ CARLOS GONSALVES CORREIA e EDUARDO KUROISHI

CARLÃO - THAIS REGINA DOS SANTOS VIANA GARCIA e IRALDO GRISOSTE BARBOSA

CAZUZA - MARIA DIONISIA MALUF SILVA

CHIQUINHO TELLES - MARTA MARIA DUARTE BRANDÃO e NILO SERGIO LAUREANO LEME

DHARLENG CAMPOS - BRUNO FERNANDES OLIVEIRA e ANDREA DE AQUINO BERNARDELLI TONSICA

DR. CURY - ROGÉRIO MARCIO ALVES SOUTO e BRUNA CZARNESKI HOLSBACH

DR. LOESTER - ENIO TAIRA e LUCIANO ROGÉRIO FRANCO DOS SANTOS

DR. WILSON SAMI - PEDRO TALES MORETTINI e SILVIO AREVALO

EDUARDO ROMERO - RAFAELA NORMANDO SALVEGO e MARCOS GABRIEL DO LAGO PRIETO 

ENFERMEIRA CIDA AMARAL - PRISCILA RODRIGUES DE ARAUJO e CÉSAR AUGUSTO PIRES DA SILVA

FRITZ - DAVID CHADID WARPECHOWSKI e PAULO CESAR TABOSA DOS SANTOS

GILMAR DA CRUZ - PAOLA HEY SILVA e THIAGO MENDES PUGA

JOÃO CÉSAR MATTOGROSSO - FELIPE LABURU e CHRISTIANE GOMES CAMARGO FARINELLI – 

JUNIOR LONGO - MÁRIO CESAR MANGIOLARDO e ESTEVOM MOLICA NETO

OTAVIO TRAD - ANDRESSA GONÇALVES TRAD e PRISCILA AYUB

PAPY - PAULO CESAR CAMPONEZ NOGUEIRA e WILSON JOÃO BITTENCOURT BELLINCANTA

Pr. JEREMIAS FLORES - MARCO ANTÔNIO DE MELO FONSECA e ADRIANA RAPHAEL MAGALHÃES

VETERINÁRIO FRANCISCO - LUCIANO GUTIERREZ BRANDÃO e HAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS

VINICIUS SIQUEIRA - CARLOS SILVA BORGES e ALESSANDRO MANVAILER DE CARVALHO 

WILLIAM MAKSOUD - LAIS MAKSOUD CABRAL RODRIGUES e GIOVANNA DALPASQUALE

CÂMARA MUNICIPAL - DAYANE CARLA DE SOUZA BORGES

- HELENA ARCE DUARTE 

- KATIA SILENE DA SILVA JARA

- CAUÊ MARQUES

- MARCOS ANDRÉ EGAMI

- CAMILLA NASCIMENTO DE OLIVEIRA

- ANTONIO FRANCISCO GARCIA DO AMARAL

- PAULO ZÁRATE PEREIRA

- MARIA CHRISTINA CURADO COPOLLA 

- ILCLEMAR FIDERALINO SANT'ANA BAPTISTA


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual prefeito seria melhor para a saúde?

54.9%
28.3%
16.8%