A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) encaminhou pedido ao governador Eduardo Riedel, e aos secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Guilherme de Carvalho, e de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, solicitando a implantação de uma Sala Lilás no município de Paraíso das Águas. O pedido atende à reivindicação dos vereadores Professor Leonardo e Fio do Povo, que destacam a urgência de um espaço especializado para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A violência contra a mulher é uma das principais violações dos direitos humanos e apresenta impactos profundos na sociedade. Dados do Atlas da Violência 2018 mostram que Mato Grosso do Sul ocupa a sexta posição nacional em taxa de homicídios de mulheres, com 6,0 homicídios por 100 mil habitantes. Esse cenário reforça a necessidade de medidas concretas para combater e prevenir a violência de gênero no estado.
Em Paraíso das Águas, a delegacia local recebe diariamente registros de crimes contra mulheres, evidenciando a necessidade de um atendimento mais humanizado e especializado. A inauguração da nova delegacia em 2019 foi um avanço importante, mas a implantação de uma Sala Lilás dentro da unidade é essencial para oferecer suporte adequado às vítimas.
A Sala Lilás, já presente em cidades como Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro, proporciona um ambiente acolhedor para que as mulheres possam denunciar violências sem constrangimento. O espaço conta com profissionais treinados para prestar apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamento para serviços de assistência, fortalecendo a rede de proteção às vítimas.
Para Mara Caseiro, a criação da Sala Lilás em Paraíso das Águas representa um passo significativo para a redução dos índices de violência contra a mulher, reforçando o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais segura e igualitária. "A implantação da Sala Lilás também visa facilitar a coleta de provas e tornar as investigações mais eficazes. A iniciativa está alinhada a outros programas do governo estadual, como o "Recomeços", que oferece auxílio-aluguel às vítimas, e o monitoramento de agressores com tornozeleiras eletrônicas", destacou a deputada.
Dourados - MS Prefeitura empossa servidores aprovados em concurso e fortalece serviços à população
Dourados - MS Prefeitura lança na quarta-feira o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras
Dourados - MS Inframerica classifica com “impressionante” a infraestrutura do Aeroporto de Dourados
Dourados - MS Sexta com música sertaneja encerra programação de julho da Feira Sabores no Parque dos Ipês
Dourados - MS Prefeitura encerra dia 4 de agosto as inscrições para os Jogos Abertos de Dourados
Chapa Aurora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 32°
Tempo nublado
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados