Iniciativas conjuntas continuam a ser desenvolvidas para melhorar o atendimento à população, com foco em soluções com plantas medicinais e produção de medicamentos fitoterápicos
A parceria entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue se fortalecendo, com foco em projetos inovadores que buscam ampliar o acesso da população a tratamentos de saúde. Na última semana, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Patrícia Veiga Carrilho Olszewski, visitaram a UFMS para conferir de perto os projetos em andamento, como a expansão da infraestrutura e o avanço do projeto Farmácia Viva.
Durante a visita, foram apresentadas as recentes reestruturações na Faculdade de Medicina, assim como nas áreas de fisioterapia, psicologia e odontologia. A farmácia-escola, já em operação com a Casa da Saúde, foi um dos destaques, com planos de expansão para a produção de medicamentos fitoterápicos através do projeto Farmácia Viva.
“Além de respaldar abordagens tradicionais no cuidado à saúde, o Governo está investindo em soluções inovadoras, como o projeto Farmácia Viva, que visa oferecer alternativas terapêuticas acessíveis e eficazes. Estamos também incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de novas formas de tratamento, para garantir que a população tenha acesso às melhores opções disponíveis”, afirmou o titular da SES.


Na área do horto medicinal, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o espaço onde mudas estão sendo cultivadas para o primeiro hectare do projeto. As quatro espécies iniciais, selecionadas com rigor científico, garantirão insumos fitoterápicos de alta qualidade, que serão utilizados na farmácia-escola e distribuídos à população.
Essa parceria contínua entre a UFMS e a Secretaria de Saúde reafirma o compromisso com a pesquisa e a inovação na saúde pública, ampliando o acesso da população a tratamentos alternativos e demonstrando como a colaboração entre academia e poder público pode gerar benefícios concretos para a comunidade.
“Estamos muito satisfeitos com o progresso desses projetos, que não só beneficiam a comunidade acadêmica, mas também os pacientes que atendemos no Hospital Universitário e na Casa da Saúde. O projeto Farmácia Viva é um exemplo de como podemos integrar conhecimento acadêmico e políticas públicas para melhorar a saúde da população”, avalia a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Alíria Aristides/UFMS
Saúde Conselho pede ao MPSP apuração de venda de medicamentos em máquinas
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão
Saúde Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra o sarampo em SP
Saúde Dor crônica pode influenciar no tratamento da depressão
Saúde Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção
Saúde Bombeiros do RJ alertam motociclistas sobre uso dos itens de segurança Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 24° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados