O MIS (Museu da Imagem e do Som), unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), está sediando a MADi (Mostra de Arte Digital) em conjunto com a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, em Campo Grande. A exposição reúne trabalhos de 15 artistas e dois coletivos, sob a curadoria e coordenação de Venise Paschoal de Melo. A montagem e o projeto expográfico foram realizados por Julian Vargas Cubillos, destacando uma seleção diversa e inovadora de obras.
Entre os artistas participantes estão Ágatha Scaff, Ana Júlia da Silva Oliveira, Christopher Santos Ferreira, Elian Carlos, Gabiru Correa, Istive Terena, Kamylla Moraes, Kelle Almeida e o Coletivo de Mulheres, Letícia Maidana, Mayara Rocha, Emilly Coutinho e Karla Braud, Paola Cristina, Rafaela Lazzari, Venise Melo e o coletivo Terra Femini.
Desde 2018, a Mostra de Arte Digital tem como objetivo estimular a produção artística e promover a integração da arte com as tecnologias eletrônicas e digitais. Nesta edição especial, o evento busca estabelecer um diálogo com a temática da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Para isso, foram selecionados trabalhos de artistas, pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade (CNPq/UFMS) e estudantes do curso de Artes Visuais Bacharelado da UFMS.


As obras expostas abordam o papel da arte como mediadora social, utilizando linguagens que transitam entre a inovação tecnológica e questões sociais. Entre os destaques, estão produções em fotoperformance e glitch arte, aplicadas diretamente nas paredes como lambe-lambes, que remetem às ocupações urbanas e seus papéis como espaços de protesto e denúncia.
A realidade aumentada aparece como uma ampliação das produções audiovisuais, indo além do suporte fixo e proporcionando novas percepções. Videoperformances, exibidas em telas ou projetadas em tecidos translúcidos, exploram a imaterialidade e a virtualidade da luz e do movimento, integrando corpos-manifestos. Já na instalação conceitual intitulada "Bonecas Marias", linhas suspensas carregam as vozes de um coletivo de mulheres, trazendo depoimentos impactantes e reais.
A curadora Venise Melo explica que a proposta da mostra baseia-se no conceito de mediação, desenvolvido pelo pesquisador Raymond Williams nos Estudos Culturais, que entende a mediação como um fenômeno localizado nos diálogos entre sociedade e indivíduos. "Nessas condições, a arte é a mediação da própria realidade; é tanto produto quanto produtora de sociedade. Assim, os artistas tornam-se sujeitos-agentes que interferem diretamente no tecido social", afirma.



Para os artistas envolvidos, os objetos, a fotografia e as produções audiovisuais apresentados refletem experiências e vivências do cotidiano que integram arte e vida. Venise destaca que “nas obras expostas, os corpos e os dispositivos tecnológicos se fundem em um processo contínuo de construção de alteridades. As narrativas emergem como manifestações subjetivas e também como atos de resistência contra as opressões impostas por uma sociedade patriarcal, colonial e capitalista”.
Serviço
MADi (Mostra de Arte Digital)
Data: até sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Horário: 7h30 às 21h
Local: MIS, no Memorial da Cultura e da Cidadania “Apolônio de Carvalho”, 3º andar – Av. Fernando Correa da Costa, 559, Centro - Campo Grande (MS)
Entrada: gratutia
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9178.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Ricardo Gomes/Setesc
Mato Grosso do Sul Governo do Estado consolida políticas públicas e amplia o acesso à cultura em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Coletânea reúne textos de jovens autores e celebra a literatura produzida por estudantes de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Inscrições para Encontro de Bandas e Fanfarras Indígenas de MS terminam nesta sexta-feira
Mato Grosso do Sul UEMS anuncia programação multirregional do Circuito de Arraiás 2026 em cinco cidades do Estado
Mato Grosso do Sul No Dia do Cinema Brasileiro, audiovisual de Mato Grosso do Sul celebra expansão e projeta novos desafios
Mato Grosso do Sul Agendão: treinão, festas juninas, circo e eventos culturais movimentam MS neste fim de semana Mín. 21° Máx. 33°
Mín. ° Máx. °
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados