Com o intuito de capacitar pessoas com deficiência para a criação, estruturação e execução de projetos culturais inclusivos, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o programa Inclui MS, promoverá a "Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para Pessoas com Deficiência" no dia 18 de novembro. As inscrições estão abertas( clique para acessar ).
A iniciativa busca fomentar a participação ativa de pessoas com deficiência na cena cultural local, promovendo o uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição como práticas padrão em eventos culturais. A oficina é destinada a pessoas com deficiência, incluindo artistas, produtores culturais e gestores de espaços culturais, que desejam contribuir para o fortalecimento do cenário cultural inclusivo.
Para Felipe Sampaio, de 24 anos, idealizador da oficina e produtor de acessibilidade cultural, o momento é de extrema importância para proporcionar igualdade de acesso ao conhecimento cultural. “A oficina tem como objetivo garantir o acesso igualitário ao conhecimento sobre as leis de incentivo cultural para pessoas com deficiência. Reconhecemos que muitos editais apresentam barreiras burocráticas e, frequentemente, não são acessíveis, o que limita a participação efetiva desse público. Nossa proposta é fornecer o conhecimento técnico necessário para que pessoas com deficiência possam concorrer em igualdade de condições", frisa Felipe.
A atividade contará com 30 vagas limitadas, será gratuita e acontecerá no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no 3º andar do Memorial da Cultura "Apolônio de Carvalho", em Campo Grande, das 19h às 21h, com acessibilidade em Libras e audiodescrição.
A capacitação visa ampliar o acesso e a participação de pessoas com deficiência no cenário cultural de Mato Grosso do Sul. Em consonância com a Lei Aldir Blanc, que destina 5% dos recursos para ações afirmativas voltadas a esse público, a oficina procura democratizar o acesso à produção e fruição artística, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais e periféricas. A capacitação surge em resposta às dificuldades enfrentadas por muitos produtores e artistas com deficiência, que encontram obstáculos para elaborar projetos devido à falta de informação e acessibilidade.
Serviço
Data: segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Horário: 19h às 21h
Local: MIS - Memorial da Cultura "Apolônio de Carvalho" - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar - Centro, Campo Grande (MS)
Entrada gratuita com vagas limitadas (30 no total)
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: divulgação
Mato Grosso do Sul Governo do Estado consolida políticas públicas e amplia o acesso à cultura em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Coletânea reúne textos de jovens autores e celebra a literatura produzida por estudantes de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Inscrições para Encontro de Bandas e Fanfarras Indígenas de MS terminam nesta sexta-feira
Mato Grosso do Sul UEMS anuncia programação multirregional do Circuito de Arraiás 2026 em cinco cidades do Estado
Mato Grosso do Sul No Dia do Cinema Brasileiro, audiovisual de Mato Grosso do Sul celebra expansão e projeta novos desafios
Mato Grosso do Sul Agendão: treinão, festas juninas, circo e eventos culturais movimentam MS neste fim de semana Mín. 21° Máx. 33°
Mín. ° Máx. °
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados