Um projeto inovador, desenvolvido pela Unimed Campo Grande, em parceria com o Servan Anestesiologia e médicos intensivistas, tem ajudado a reduzir o consumo de medicamentos utilizados no tratamento de pacientes Covid-19 em ventilação mecânica no Hospital da cooperativa.
A cooperação mútua partiu da necessidade de racionalizar o uso dos medicamentos utilizados para "intubar" os pacientes, frente à escassez no mercado e com o objetivo maior da cooperativa médica: salvar vidas.
Utilizando dois tipos de monitores, de alta especificidade e sensibilidade, é possível monitorar e equalizar a quantidade de medicamentos, otimizando assim o consumo. Os aparelhos fazem a monitorização do bloqueio neuromuscular e dão com exatidão a quantidade necessária de relaxante muscular para cada paciente. Com isso, é possível reduzir as doses utilizadas, aumentando assim o tempo de duração da medicação no organismo do paciente.
"Com a infusão contínua de fármacos anestésicos adjuvantes, que nesse caso consiste na associação de medicamentos, os profissionais da linha de frente estão conseguindo reduzir o uso de bloqueadores neuromusculares, hipnóticos, sedativos e hipnoanalgésicos, necessários para o tratamento de pacientes em ventilação mecânica por Covid-19", explica Dr. Kleber Machareth de Souza - SBA/TSA/CAAD/ PhD, médico anestesiologista e cooperado da Unimed CG, especialista em Anestesia, com subespecialidades em Dor Crônica e Cuidados Paliativos e Anestesia Cardiovascular; subespecialidades que fez na Itália e no Canadá respectivamente.
O projeto é uma grande conquista em meio ao momento difícil que a sociedade enfrenta diante do grande número de pacientes graves com Covid-19. "Essa parceria veio como uma luz para continuarmos prestando assistência de alta qualidade, especialmente nesse momento em que enfrentamos escassez desses medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes graves. O Servan compartilhou com as nossas equipes das ilhas UTI Covid todo o conhecimento técnico, por meio do Dr. Kleber, Dr. Eduardo Kawano - SBA e do Dr. João Maximiano Pierin de Barros (Diretor Presidente do SERVAN) - SBA/TSA/PhD, e a Unimed CG forneceu todos os equipamentos e demais materiais necessários para desenvolver essa técnica inovadora. Isso tem auxiliado nossos profissionais que atuam na linha de frente a racionalizar o uso desses fármacos", destacou o diretor-presidente da cooperativa médica, Dr. Maurício Simões Corrêa.
Dra. Sylvia Carolina Araujo Borges, médica intensivista, ressaltou os benefícios desse projeto. "Podemos dizer que temos três benefícios dentro desse protocolo, que é o de racionalizar o uso das medicações com suas matérias primas esgotadas, melhor monitorização do paciente bloqueado e sedado, além da boa eficiência da droga comparada ao bloqueador neuromuscular e sua rápida reversão caso não seja mais necessário usá-la. Tudo isso é importante para a continuidade do tratamento de pacientes com pneumonia grave, intubados e ventilados mecanicamente com parâmetros ventilatórios muito altos", pontuou.
Depois da implantação do projeto houve uma redução de cerca de 75% no uso de bloqueadores neuromusculares. Além de 50% em média, dos demais medicamentos, hipnóticos, sedativos e hipnoanalgésicos, responsáveis por manter o paciente dormindo e por fornecer analgesia (controle da dor).
Águas Guariroba Expansão do saneamento impulsiona o desenvolvimento dos bairros da capital
Câmara Municipal Vereadores de CG aprovam Sistema de Esporte Comunitário, para uso de quadras de escolas aos finais de semana
Gestão eficiente Integração de dados na saúde é tema de capacitação do TCE-MS
Câmara Municipal Projeto sustentável garante economia de até 20% nos custos com energia elétrica
Polícia Ex-prefeito Alcides Bernal alega legítima defesa após “novo dono” invadir sua casa
Tragédia Ex-prefeito Alcides Bernal “abre fogo” e mata homem após discussão por imóvel Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 24° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados