O MIS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande, abre na segunda-feira (23), às 17h30, a exposição "Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte". A mostra exibe trabalhos de alunos do Cedeg-Apae (Centro de Educação Especial Girassol), com cerca de 10 obras que expressam o desenvolvimento artístico dos participantes.
A mostra integra a programação da 18ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A iniciativa conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura).

A exposição visa promover a expressão criativa e o desenvolvimento artístico das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, incentivando-as a recriar cenas do cotidiano e elementos da natureza com base em suas vivências. As obras revelam um colorido vibrante, abordando temas como releituras, criações próprias e exercícios artísticos, refletindo a cultura sul-mato-grossense, a diversidade étnica e a beleza do Pantanal.
Júlio Cesar Sotana, coordenador das atividades complementares do Cedeg-Apae, destaca que as telas são fruto do trabalho dos alunos sob a orientação da professora Maria Silvana Pereira, que auxilia no processo criativo.
"Os temas variam de acordo com a escolha individual de cada aluno, e vão desde cenas cotidianas até representações de animais do Pantanal, que são muito apreciados por eles. A arte é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora, estimula a imaginação e a observação, além de abrir espaço para que esses artistas mostrem todo o seu talento", comenta Sotana.
A exposição "Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte" ficará aberta ao público no MIS até 9 de outubro.
Serviço
Abertura da exposição "Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte"
Data: segunda-feira, 23 de setembro
Horário: 17h30
Local: Museu da Imagem e do Som de MS, no Memorial da Cultura "Apolônio de Carvalho" - Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar - Centro - Campo Grande
Entrada: gratuita
Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Divulgação/Cedeg-Apae
Mato Grosso do Sul Governo do Estado consolida políticas públicas e amplia o acesso à cultura em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Coletânea reúne textos de jovens autores e celebra a literatura produzida por estudantes de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Inscrições para Encontro de Bandas e Fanfarras Indígenas de MS terminam nesta sexta-feira
Mato Grosso do Sul UEMS anuncia programação multirregional do Circuito de Arraiás 2026 em cinco cidades do Estado
Mato Grosso do Sul No Dia do Cinema Brasileiro, audiovisual de Mato Grosso do Sul celebra expansão e projeta novos desafios
Mato Grosso do Sul Agendão: treinão, festas juninas, circo e eventos culturais movimentam MS neste fim de semana Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 34°
Tempo nublado
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados