Na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (18), a deputada Gleice Jane fez um discurso contundente sobre a grave situação do conflito entre indígenas e forças policiais no município de Antônio João, Mato Grosso do Sul, que resultou na morte de Neri Guarani Kaiowá, de 18 anos.
O jovem foi morto durante um confronto na terra indígena Nhanderu Marangatu, região historicamente marcada por disputas entre indígenas e fazendeiros. A parlamentar chamou atenção para a urgência de uma ação do Estado que enfrente o problema com seriedade, justiça e respeito aos direitos dos povos originários.
Conforme divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o conflito começou durante a madrugada e se intensificou na manhã desta quarta-feira. A morte de Neri ocorreu na Fazenda Barra, uma área que os indígenas consideram como território tradicional e que tem sido alvo de retomada, termo utilizado pelos Guarani e Kaiowá para reivindicar a recuperação de suas terras ancestrais. Produtores rurais, por sua vez, classificam o movimento como invasão.
Durante seu pronunciamento, a deputada fez um apelo para que o Estado brasileiro, em todas as suas esferas de poder – Executivo, Legislativo e Judiciário – assuma sua responsabilidade histórica no conflito com os povos indígenas. "Quem criou o problema foi o Estado brasileiro, e é o Estado que precisa resolver essa situação. Não dá para continuarmos tratando isso como uma questão isolada, sem considerar o histórico violação dos direitos indígenas", afirmou.
A parlamentar criticou a disparidade na atuação da Polícia Militar na região. "Há uma proteção excessiva para áreas privadas, enquanto as necessidades da população local, incluindo os indígenas, ficam em segundo plano", afirmou, ressaltando a necessidade de uma atuação mais equilibrada das forças de segurança. Ela também mencionou que a comunidade indígena pediu a presença das autoridades federais para garantir uma investigação imparcial, enfatizando a importância de uma apuração transparente para que o caso não seja mais um episódio de violência contra os povos indígenas sem a devida justiça.
Soluções - À tarde, os ministros Paulo Teixeira Ferreira (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) estiveram na Assembleia Legislativa para um encontro com representantes do governo sul-mato-grossense para debater medidas de urgência que possam amenizar o sofrimento dos agricultores familiares afetados pela seca e queimadas em Mato Grosso do Sul.
Durante a visita dos ministros e, em articulação também com o governador Eduardo Riedel, Gleice Jane destacou a importância de um planejamento para a solução do problema da demarcação de terras. Ela enfatizou que, sem um plano claro e definido, as soluções propostas não serão efetivas. "Se não houver um cronograma de demarcação de terras, não teremos uma solução real para o problema. É essencial que o Estado se comprometa com um plano de ação concreto que garanta isso", afirmou a deputada enfatizando sua postura firme na luta pelos direitos dos povos originários e pelo fim da violência contra essa população.
Legislativo - MS Entidade que atende 200 crianças em Costa Rica pode receber Título de Utilidade Pública
Legislativo - MS Publicada LDO com previsão de R$ 27,9 bilhões para MS em 2027
Legislativo - MS Ministério Público propõe criação de 454 cargos para ampliar estrutura administrativa e área jurídica
Legislativo - MS Leis: Instituto Música e Arte e Associação Geração de Samuel são declarados de Utilidade Pública
Dourados - MS Gravado com recursos do FIP, filme conta com artista indígena e aborda ancestralidade
Legislativo - MS Reconhecimento à entidade que promove ações sociais em Costa Rica é proposto Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados