De autoria do deputado Roberto Hashioka (União), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 206/2024 , que torna obrigatória a disponibilização do cancelamento de produtos ou serviços por meio virtual. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O projeto determina que as empresas concessionárias de serviços públicos, telefonia, internet, planos de saúde, cartões de crédito e bancos, e ainda todas as que ofereçam a possiblidade de contratação de produtos ou serviços via internet, aplicativos ou telefone, que atuem no Estado de Mato Grosso do Sul e que se utilizam de sites ou aplicativos virtuais, disponibilizem ao consumidor a possibilidade de cancelamento unilateral e imediato dos produtos ou serviços contratados pelo mesmo meio virtual. Isso não exclui a possibilidade de cancelamento no próprio estabelecimento, mediante ligação telefônica ou outros meios já utilizados pelas empresas.
“Na hora do cancelamento, é o momento em que o cliente se depara com inúmeras barreiras criadas pelo prestador do serviço que busca, por mais algum tempo, manter viva a relação comercial. Constata-se nessa prática realizada uma abusividade das exigências para o cancelamento da contratação, que pode se configurar como falha na prestação do serviço. A garantia de um cancelamento imediato e fácil dos contratos assegura e preserva os direitos do consumidor que não precisará passar por provas de resistência para cancelar um serviço ou produto que não lhes é mais útil”, definiu o deputado Roberto Hashioka.
Legislativo - MS Entidade que atende 200 crianças em Costa Rica pode receber Título de Utilidade Pública
Legislativo - MS Publicada LDO com previsão de R$ 27,9 bilhões para MS em 2027
Legislativo - MS Ministério Público propõe criação de 454 cargos para ampliar estrutura administrativa e área jurídica
Legislativo - MS Leis: Instituto Música e Arte e Associação Geração de Samuel são declarados de Utilidade Pública
Dourados - MS Gravado com recursos do FIP, filme conta com artista indígena e aborda ancestralidade
Legislativo - MS Reconhecimento à entidade que promove ações sociais em Costa Rica é proposto Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados