Sexta, 04 de Outubro de 2024
6799997-8129
Economia Pequenos negócios

Lei municipal da Liberdade Econômica garante segurança para investidores sem burocracia

Entre as principais vantagens trazidas pela lei de autoria do Poder Executivo, cuja aprovação marca um momento significativo para quem quer investir em Campo Grande

12/08/2024 08h49
Por: Redação Fonte: Redação
Lei municipal da Liberdade Econômica garante segurança para investidores sem burocracia

O projeto de lei complementar que institui a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica em Campo Grande, e estabelece garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório e dá outras providências, foi aprovado na Câmara Municipal. Com isso, a cidade avança para fazer parte das capitais brasileiras que possuem a Lei da Liberdade Econômica. Agora, o projeto volta para o Executivo para ser sancionado.

Entre as principais vantagens trazidas pela lei de autoria do Poder Executivo, cuja aprovação marca um momento significativo para quem quer investir em Campo Grande, está a simplificação dos processos para abertura e funcionamento de empresas. De acordo com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, hoje, a capital ocupa o ranking estadual de empresas formalizadas, com 131.441 firmas, ou 41,07% do total (320.047). Em seguida estão os municípios de Dourados, com 32.147 firmas, Três Lagoas com 15.317; Ponta Porã de 8.655 e Corumbá com 7.905.

Das 131.441 firmas formalizadas, 93,57% são microempreendedores individuais, microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Somente 6,43% são consideradas de médio ou grande porte, ou não declararam porte quando abriram. Ao introduzir o conceito de presunção de boa-fé e garantir que as decisões empresariais sejam respeitadas, desde que em conformidade com as legislações, a lei traz uma nova perspectiva na relação entre governo e setor privado, proporcionando maior segurança jurídica e incentivando a tomada de riscos, essencial para o crescimento econômico.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ressalta que a expectativa é que o número cresça ainda mais. Nos últimos dois anos, por exemplo, entre abril de 2022 a julho de 2024, foram abertas 20.671 novas empresas (CNPJs com fins lucrativos).

Outra vantagem, segundo a Sidagro, é que com menos barreiras, Campo Grande se posiciona como um polo atrativo para startups e empresas de tecnologia. Campo Grande já tem um parque tecnológico – o Parktec CG – que tem o compromisso de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do município e seus arredores por meio da inovação tecnológica, do empreendedorismo e da economia criativa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 2020-2433.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias