Terça, 04 de Agosto de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Geral Legislativo - MS

Proposta versa sobre inserção dos jovens no mercado de trabalho

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 1272024 , de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), qu...

12/06/2024 13h54
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Autor do projeto, deputado Antonio Vaz, considera que o programa é fundamental para enfrentar os desafios do desemprego juvenil no Estado
Autor do projeto, deputado Antonio Vaz, considera que o programa é fundamental para enfrentar os desafios do desemprego juvenil no Estado

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o  Projeto de Lei 1272024 ,  de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que dispõe sobre o estabelecimento do Programa "Meu Primeiro Emprego", objetivando ações voltadas a inserção de jovens no mercado de trabalho no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o texto, a proposta visa ações dirigidas para capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, incorporando-os nos mais diversos segmentos da economia, atendendo a uma demanda crescente por mão-de-obra qualificada. Para inscrição no projeto, o jovem deverá atender laguns requisitos, como ter idade compreendida entre 15 (quinze) e 24 (vinte e quatro) anos, em consonância com a Lei n°. 12.852/2013 que institui o Estatuto da Juventude.

A justificativa da proposta elenca alguns objetivos como o estabelecimento de políticas de incentivo à qualificação e formalização dos jovens trabalhadores e jovens autônomos, desenvolvimento de projeto de qualificação e requalificação profissional de jovens, além da implantação, nas áreas de políticas públicas de assistência social, o trabalho solidário, inserindo os jovens profissionais nos programas oficiais e conveniados de apoio a creches, asilos, associações de moradores, adolescentes e jovens, habitação e de portadores de necessidades especiais.

Conforme o Parlamentar, a inserção de jovens no mercado de trabalho é crucial para o desenvolvimento econômico e social do estado, uma vez que proporciona oportunidades de crescimento, qualificação e estabilidade financeira para a população jovem. “É uma iniciativa abrangente que visa promover a inclusão social e econômica dos jovens do Mato Grosso do Sul. Com a criação de novos postos de trabalho, qualificação profissional e apoio na busca por emprego, o programa contribuirá para o desenvolvimento sustentável do Estado e para a construção de um futuro mais promissor para a juventude”, frisou Antonio Vaz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS
Atualizado às 22h01
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

22° Sensação
2.57 km/h Vento
52% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)

Mín. 22° Máx. 34°

Tempo limpo
Quinta (06/08)

Mín. 23° Máx. 35°

Tempo limpo