A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da superintendência de Vigilância em Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizou ontem (6) e continua nesta sexta-feira (7) a capacitação de médicos e enfermeiros para diagnóstico e tratamento de acidentes poranimaispeçonhentos, no auditório do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em Campo Grande.
Conforme o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES, Karyston Adriel Machado da Costa, é importante a participação dos profissionais de cada município, considerando o aumento dos casos de acidentes com animais peçonhentos, em especial, com escorpiões no estado.
"A capacitação faz parte de um plano de ação de manejo e controle de animais peçonhentos, em especial, escorpiões com o objeto de preparar os profissionais de saúde para identificar, tratar os casos de acidentes e minimizar ao máximo os impactos à saúde da população", explica Karyston.
A capacitação de médicos e enfermeiros visa melhorar o atendimento e reduzir o impacto desses incidentes na saúde pública. Durante a formação, serão abordados temas como a identificação das espécies peçonhentas até o tratamento adequado das picadas e mordidas.
Além disso, o uso correto de soros antiveneno, fundamental para neutralizar o veneno e prevenir danos graves à saúde das vítimas, a importância do atendimento rápido e eficaz, com o objetivo de minimizar complicações e sequelas para os pacientes.
"O curso é um avanço significativo na área da saúde pública, demonstrando o compromisso da SES em garantir o melhor atendimento possível para a população em situações de emergência envolvendo animais peçonhentos", afirma o coordenador.
Para o próximo semestre está prevista a implantação da RICE (Rede Integrada de Controle de Escorpiões) que será composta por profissionais altamente qualificados no controle, identificação e manejo de escorpiões em Mato Grosso do Sul.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação SES
Saúde Conselho pede ao MPSP apuração de venda de medicamentos em máquinas
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão
Saúde Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra o sarampo em SP
Saúde Dor crônica pode influenciar no tratamento da depressão
Saúde Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção
Saúde Bombeiros do RJ alertam motociclistas sobre uso dos itens de segurança Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 36°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados