Mato Grosso do Sul já registrou 20.241 casos prováveis de dengue, sendo 10.358 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 22ª semana epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira (5). Segundo o documento, 23 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias Iguatemi lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença seguido por Itaquiraí e Juti.
Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Aparecida do Taboado e Mundo Novo. Entre as vítimas, 11 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 49.509 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 138.351 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.780 casos prováveis, sendo 645 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 21 até a semana epidemiológica 22, apenas o município de Iguatemi possui alta incidência da doença.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 22 - 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 22 - 2024
Marcus Moura, Comunicação SES
Foto: Divulgação
Saúde Conselho pede ao MPSP apuração de venda de medicamentos em máquinas
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão
Saúde Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra o sarampo em SP
Saúde Dor crônica pode influenciar no tratamento da depressão
Saúde Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção
Saúde Bombeiros do RJ alertam motociclistas sobre uso dos itens de segurança Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 36°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados