Os grupos políticos existentes em Mato Grosso do Sul podem impactar na influência do eleitorado? O DiárioCG fez uma conta simples e traz para os leitores analisarem e refletirem.
Estima-se que os grupos de WhatsApp estejam praticamente lotados, mesmo porque o segundo turno das eleições está praticamente acabando. Mas, quanto representa um grupo de WhatsApp na forma do eleitorado?
Fizemos as contas de maneira bem didática. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 1.996.505 eleitores, ou seja, quase dois milhões de pessoas aptas a votar.
Se levar em conta que cada grupo de WhatsApp tem 256 membros, isso quer dizer que um (1) seleto grupo de formadores de opinião representa apenas "0,01%" dos votos, por mais qualidade que seja o assunto discutido dentro dos grupos.
Porém, é possível saber a distância e o quanto chegam longe as notícias enviadas em grupos de conversa, pois também estimamos que existam no mercado diversos sistemas robotizados que passam o dia enviando mensagens por aplicativo, como se fosse uma máquina de envio sem parar, lotando os grupos com mensagens de tudo quanto é tema.
Mas, um grupo de WhatsApp influencia na eleição? Praticamente sim, pois já houve caso em Mato Grosso do Sul, no calor da eleição, em que o médico André Puccinelli venceu o petista Zeca do PT por uma diferença de 411 votos, ou seja, menos que dois grupos de WhatsApp de pessoas (512 no total).
O grande problema dos grupos é a quantidade de mensagens baseadas em fakenews para o bem ou para o pior das notícias em desfavor de um candidato.
Se fossemos criar vários grupos de WhatsApp para reunir todos os eleitores de MS, sem repetir nomes, precisaríamos de 7.798 grupos, ou seja, é claro que o Estado tem muito mais que isso porque uma pessoa pode estar em praticamente todos os grupos.
Mas para ver o tamanho do estrago digital ou da benfeitoria política, apenas um sistema de robô é capaz de enviar mensagens para todos esses grupos e de maneira ilimitada. Muitos sistemas chegam a ser vendidos na Internet por apenas 67,00.
As eleições seguem aceleradas e no próximo domingo vamos saber quem governador ao Estado por pelos próximos quatro anos, assim como no Brasil.
Mín. 21° Máx. 33°