A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça a população que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 segue até o dia 30 de setembro em todas as unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande. A prorrogação foi determinada pelo Ministério da Saúde devido aos baixos índices de cobertura vacinal das crianças e jovens em todo o país.
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, lembra que o objetivo das campanhas é sensibilizar os pais e responsáveis para que vacinem os seus filhos para se vacinar.
“É muito importante que os pais garantam o direito da criança pela vacina, uma vez que essas doses podem proteger contra doenças graves e perigosas, como é o caso da poliomielite. Uma doença que desde 1989 não tem mais registro de casos no Brasil e corre o risco de voltar a circular ”, relembra o secretário municipal de saúde.
A campanha para aplicação do reforço da vacina contra poliomielite tem como preconização do Ministério da Saúde a cobertura de 95% das crianças entre 1 e 4 anos, que são mais de 57,4 mil pessoas, mesmo que elas já tenham recebido algum reforço anterior. A única exceção são àquelas que tomaram a dose há menos de 30 dias.
Esta medida foi adotada, mesmo com a extinção da doença em território nacional há cerca de 30 anos, porque o vírus ainda circula em alguns países, e pode ser reintroduzido no Brasil.
Há uma baixa adesão também na campanha multivacinação, que garante a atualização da caderneta da criança e adolescente. Até a última semana, somente 12.773 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 24.309 doses aplicadas.
Essa baixa procura também é preocupante, uma vez que doenças gravíssimas, que podem provocar câncer ou levar ao óbito, podem ser evitadas através da vacinação. Tanto as doses da campanha contra a pólio quanto a de atualização da caderneta vacinal para crianças e adolescentes até 14 anos estão disponíveis nas 73 unidades de saúde da Capital.
Águas Guariroba Expansão do saneamento impulsiona o desenvolvimento dos bairros da capital
Câmara Municipal Vereadores de CG aprovam Sistema de Esporte Comunitário, para uso de quadras de escolas aos finais de semana
Gestão eficiente Integração de dados na saúde é tema de capacitação do TCE-MS
Câmara Municipal Projeto sustentável garante economia de até 20% nos custos com energia elétrica
Polícia Ex-prefeito Alcides Bernal alega legítima defesa após “novo dono” invadir sua casa
Tragédia Ex-prefeito Alcides Bernal “abre fogo” e mata homem após discussão por imóvel Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados