O Fórum Encadear 2022 começou na capital paulista, projetando o conceito ESG (sigla, em inglês, para Sustentabilidade, Social e Governança) no centro do debate para o avanço produtivo das micro e pequenas empresas. Promovido pelo Sebrae a cada quatro anos, o Encadear visa contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação dos pequenos negócios inseridos ou com potencial de inserção nas cadeias de valor das médias e grandes empresas.
“As micro e pequenas empresas são quase tudo para o país, é um setor que comprovadamente diminui o desemprego no Brasil, fortalecendo ainda mais a nossa missão”, afirmou Carlos Melles, presidente do Sebrae na abertura do evento. Representando o Ministério da Economia, o secretário especial de Produtividade e Competividade, Alexandre Ywata, citou a atuação do Sebrae como “fundamental” para a inclusão econômica dos cidadãos que mais precisam, aqueles que dependem de auxílio social e têm dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. “Fomentamos a entrada dessas pessoas no empreendedorismo por meio de diversas linhas de crédito. Hoje, 30% do PIB (Produto Interno Bruto) se deve ao segmento das micro e pequenas empresas e queremos que chegue a 40%.” O futuro da economia e dos negócios, porém, depende de mudanças na mentalidade dos empreendedores e dos líderes das grandes corporações.
Do alto da experiência de décadas de atuação, Elkington enxerga os pequenos negócios como o principal motor da sustentabilidade. Autor de mais de 20 livros sobre responsabilidade socioambiental das corporações, é ele o idealizador do conceito ESG, modelo de gestão no qual hoje se baseiam os investimentos sustentáveis. “O Sebrae deve estar atento e deve fomentar a adoção de medidas que mitiguem os impactos ambientais negativos gerados pelas micro e pequenas empresas, começando pelas instalações das mesmas, que podem, por exemplo, privilegiar a ventilação e luz naturais.”
E, para convencer os empresários de que atuar de maneira ecologicamente correta e responsável é mais do que necessário em um mundo em transformação e assolado pela crise climática, Elkington recomenda: “Trabalhar em cadeia é a melhor forma de engajamento das pequenas e médias empresas no processo ESG”.
Guia de Mkt Descomplicando o Marketing Digital com o Sebrae-MS: Guia Prático para Empresários
Gestão Eficiente Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Empreendedorismo Mutirão do MEI inicia na região Oeste de MS, abrangendo 11,2 mil empreendedores
Agenda Vem aí: 3ª edição do EmpreendeFest conecta ideias, negócios e futuro
Sebrae-MS EmpreendeFest 2024: Festival imperdível para empreendedores está com inscrições abertas
Moda Praia Leila's Beachwear avisa: o frio vai embora e o calor vem aí Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados