13/08/2019 às 08h37min - Atualizada em 13/08/2019 às 08h37min

9 notas que todo empreendedor de MS precisa ler

Resumo do setor produtivo

Redação
Assessoria
* Gestão Empreendedora faz o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Piva. Jovem talentoso, ele começou a colocar o conselho em destaque, está investindo em gestão e comunicação. Os profissionais médicos veterinários e zootecnistas ocupam funções estratégicas na administração pública e em grandes empresas, e isso contribui com o desenvolvimento da profissão e do Estado. Outras instituições de classe precisam conhecer o trabalho desenvolvido por lá.

* O painel de led que a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) instalou no topo da sua sede, no centro de Campo Grande, é de impressionar. Chama a atenção em vários pontos da cidade pelo tamanho e nitidez. As propagandas são institucionais e mostram as ações da indústria. Excelente sacada dos gestores.

* O SEBRAE voltou a fazer propaganda e divulgar as suas ações para o Microempreendedor Individual (MEI). É uma iniciativa importante porque essa categoria de empreendedores parece que estava abandonada. Eles que movem a economia do país e conseguem reduzir a fila do desemprego. São pessoas que sonham com o topo do sucesso e batalham duro para conquistar esse objetivo, no entanto, no dia a dia da gestão pública, acabam esquecidos por planejamentos frustrados. O SEBRAE tem grande potencial e estrutura para atender esse público. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, realizou uma mega ação anos atrás, titulada "Compre do Pequeno" e isso possibilitou um fomento na economia dessa turma e de outros empreendedores. Que as boas ações possam voltar!

* A Associação de Jovens Empreendedores de Mato Grosso do Sul (AJE-MS), tem se destacado pelo planejamento e eventos realizados. O grupo surpreendeu o Estado com seus projetos de empreendedorismo e acabou ganhando o apoio de instituições públicas e privadas. Esse é o caminho, investir no empreendedorismo para ter um país mais desenvolvido. Pena que alguns gestores públicos não entendem isso.

* Falar em investir, o grande problema do Mato Grosso do Sul são as "panelinhas" para se fazer "ações empreendedoras". Muitas instituições públicas e privadas estão fazendo mais do mesmo, porém entre os grupinhos de apoiadores e promovendo ações que só tem marketing, porque conteúdo se qualidade mesmo, nada. O resultado é: muita fotinha para redes sociais e nada de conhecimento técnico. O resultado: é o Estado patinando em determinados setores. Porém, o que se gasta de dinheiro com essas ações, é impressionante. Haja dinheiro público envolvido!

* A SEDESC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Agronegócio da Prefeitura de Campo Grande, está de endereço novo> O prédio fica em uma área nobre da Capital, no bairro Chácara Cachoeira. O local é lindo, bem estruturado e tem gestores excelentes atendendo por lá. Só não pode esquecer no seu trabalho diário que o empreendedor precisa estar lá dentro, participando das decisões.

* Falando em SEDESC, a secretaria está com uma ampla agenda de eventos, alguns deles para o pequeno empreendedor do agronegócio, gastronomia na Rua Bom Pastor, e realizou recentemente um evento para as mulheres empreendedoras. São iniciativas que fomentam o mercado e destacam nos empreendedores a importância do associativismo.

* Empresas e instituições que investem na boa gestão, precisam conhecer e participar do Movimento MS Competitivo. A iniciativa tem qualificações com cursos e palestras, além de implantar o que há de mais moderno e eficiente em relação a boas ferramentas da gestão.

* O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) realizará dias 22 e 23 de agosto o Fórum de Gestão Pública. Esta é a quarta edição do evento e, pelo visto, as inscrições estão "bombando". Confira a programação e faça sua inscrição: www.crams.org.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual prefeito seria melhor para a saúde?

55.4%
27.7%
17.0%