De 9 a 12 de novembro o turismo de Mato Grosso do Sul estará representado na Festuris (Feira Internacional de Turismo) que acontece no Centro de Feiras e Eventos Serra Park de Gramado, no Rio Grande do Sul. Em parceria com o Sebrae-MS, a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e o trade estadual irão promover e comercializar os principais destinos turístico do Estado, como Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena, Campo Grande/Caminho dos Ipês e Cerrado Pantanal.
A Festuris 2023 é uma das feiras de negócios turísticos, geração de conteúdo e networking mais respeitadas da América Latina e traz como tema da 35ª edição o "Capital Humano: Chave da Transformação".
O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destaca a importância de participar de uma das mais importantes feiras da região Sul do Brasil. “É muito importante para Mato Grosso do Sul participar e levar grandes ativações para a Festuris, que é considerada um dos eventos de negócios turísticos de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano. Este ano vamos levar a gastronomia pantaneira e participar de ações voltadas para o público LGBT+, um segmento que MS vem fazendo um trabalho constante e consistente há seis anos”, ressalta.
Público LGBT
Além do estande físico de 60m² com comunicação visual dos destinos e produtos turísticos de MS, com balcões e mesas de atendimento ao público e relacionamento com mídia especializada, Mato Grosso do Sul estará presente pela primeira vez no Espaço LGBT+ da Festuris, que já está consolidado nos últimos 14 anos como um dos mais produtivos em questão de negócios e relacionamento entre expositores e buyers do segmento de turismo LGBT+ ou que desejam ingressar nesse mercado.
No dia 10 às 16h30, no Espaço LGBT+ do Festuris, MS fará uma palestra com o tema “Mato Grosso do Sul: uma opção de ecoturismo, aventura e experiências únicas para o público LGBT“ que está de portas abertas para a diversidade.
Gastronomia
Na gastronomia, os Chefs Marcilio Galeano e Lucas Caslu farão um Cooking Show no estande da Mato Grosso do Sul, apresentando pratos da “Rota Gastronômica Pantaneira” nos dias 10 e 11 de novembro, sempre às 16h.
MS também foi convidado pela organização da Festuris para participar do “Food & Drinks Experience”, um espaço destinado ao turismo gastronômico. Nesta arena gastronômica, às 13h do dia 10 de novembro, os chefs farão uma aula show para cerca de 40 pessoas e apresentarão um dos pratos da Rota Gastronômica Pantaneira, finalizando com degustação.
Mercado
Segundo o Observatório do Turismo de MS, o Rio Grande do Sul está entre os quatro maiores emissores nacionais de turistas para a região.
Segundo a organização do Festirus, em 2022 foram mais de 12,5 mil inscritos e mais de 2,7 mil marcas em exposição no evento. Mais de 20% dos participantes do evento são oriundos de São Paulo, o maior emissor brasileiro de turistas para Mato Grosso do Sul.
Texto: Débora Bordin, FundturMS
Foto: André Patroni
Mato Grosso do Sul Referência em turismo de natureza, MS fecha primeiro semestre de 2026 consolidando protagonismo
Mato Grosso do Sul Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito
Mato Grosso do Sul Para fortalecer mercado turístico em SP, ‘Mato Grosso do Sul: Especial por Natureza’ faz ativações na Av. Paulista e evento de negócios no MASP
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul e Jaguar Parade unem arte, conservação e turismo regenerativo
Mato Grosso do Sul Fundtur-MS lança guia de afroturismo e apresenta estratégia para fortalecer o segmento
Mato Grosso do Sul Remote Immersion: entre mais de 50 reuniões, apresentações e negócios, MS reforça protagonismo no turismo sustentável Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 35°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados