Terça, 28 de Julho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Política Política

Para Lula, é possível avançar em parceria entre Vietnã e Mercosul

Bloco tem interesse na aproximação com o sudeste asiático

25/09/2023 13h30
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (25) que Brasil e Vietnã voltaram a discutir um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul – bloco econômico regional sul-americano. “Vou levar o tema aos nossos parceiros do Mercosul, aproveitando a presidência brasileira. Tenho certeza de que é possível avançar”.

A declaração foi feitaapós o presidente Lula receber visita oficial do primeiro-ministrodo Vietnã, Pham Mihn Chinhm no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esta foi a primeira visita de um alata altoridade vietnamita ao Brasil em 15 anos.

“É do nosso interesse aproximar o Mercosul da ASEAN [Associação de Nações do Sudeste Asiático]. Os países do sudeste asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. As exportações brasileiras para o conjunto de países do sudeste asiático já somam metade do que exportamos para a União Europeia.”

Ainda segundo Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve viajar à Indonésia em breve para discutir um plano de ação para a cooperação entre o Brasil e o bloco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS
Atualizado às 20h01
26°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 34°

25° Sensação
2.53 km/h Vento
29% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)

Mín. 24° Máx. 34°

Tempo nublado
Quinta (30/07)

Mín. 23° Máx. 32°

Chuvas esparsas