Sábado, 21 de Maio de 2022
6799997-8129
Geral De olho na saúde

Cuidados podem prevenir a Hipertensão, que atinge cerca de 30% dos brasileiros

Nesta terça-feira (26), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

26/04/2022 17h53
Por: Redação
Cuidados podem prevenir a Hipertensão, que atinge cerca de 30% dos brasileiros

Apesar de cerca de 30% dos brasileiros serem hipertensos, conforme a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), a doença pode ser prevenida com alguns cuidados. A médica e coordenadora do curso de Medicina do Idomed, Carmen Fornanciari, dá algumas orientações sobre como prevenir e se cuidar, quando há o diagnóstico da doença. 

A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível. Ela é definida por níveis de pressão arterial sistêmica elevados. “A hipertensão ocorre quando os níveis pressóricos estão acima de 130x80 mmHg (13x8). Com isso, o coração precisa fazer um esforço maior para garantir uma circulação adequada”, explica Carmen. 

O esforço maior do coração pode aumentar os riscos e originar outros problemas de saúde. “As chances de ter um acidente vascular cerebral, o AVC, ou um infarto, por exemplo, são maiores. Além disso, aumenta a possibilidade de desenvolver insuficiência cardíaca, renal e aneurismas”, exemplifica a professora do Idomed. 

Pessoas com histórico de hipertensão arterial na família, obesas e sedentárias são mais propensas a desenvolver a doença. Por isso, a recomendação é adotar hábitos saudáveis. 

“É importante ter uma dieta hipossódica (baixo teor de sódio) e hipolipídica (baixo teor de gorduras), controlar o peso corporal, evitar tabagismo e o consumo de álcool, além de adotar a prática regular de atividade física”, orienta Carmen Fornanciari. 

Onde encontrar ajuda 

Para quem desconfia que está com a pressão alta ou já tem o diagnóstico da doença e não está seguindo o tratamento à risca, a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, Priscila Silva, orienta que os pacientes procurem uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Em Cáceres, a rede pública de saúde conta com 14 UBS. 

“O ideal é procurar a UBS mais próxima. A UBS faz parte da Estratégia de Saúde da Família, que é um serviço amparado pela portaria 2.436, de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica”, afirma a enfermeira. 

Nas UBS, o paciente passa pela triagem, com enfermeiros e técnicos de enfermagem, onde é feita a leitura da pressão arterial e o encaminhamento para consulta médica. “O médico avalia o paciente, receita medicação inicial para controle, se necessário, e solicita exames laboratoriais e de imagem. Se não houver um cardiologista na unidade, o paciente é encaminhado para um especialista”, conclui a professora. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 15h17 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 23°

23° Sensação
11 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias