A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Promoção da Saúde e gerência de Equidade em Saúde, em parceria com o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) e as Secretarias Municipais de Saúde de Aquidauana e Caarapó, realizou nesta quinta-feira (21) Oficina de Articulação da Atenção à Saúde Integral dos Povos Originários de Mato Grosso do Sul.
A reunião teve o intuito de promover, planejar, programar, pactuar ações de saúde por meio de apoio técnico levando em conta as necessidades, bem como a disseminação de informações, produção e difusão de conhecimento, inovação e incentivo à troca de experiências e de boas práticas a atenção a saúde integral dos povos originários.
Conforme a coordenadora de Promoção da Saúde da SES, Geani Almeida, a criação do grupo de trabalho tem como foco a organização dos fluxos de trabalho e a comunicação entre SES, DSEI e secretarias municipais na atenção aos povos originários.
“O objetivo da SES na atenção integral aos povos indígenas é apoiar de forma complementar e qualificar a atenção básica com o intuito de promover a melhoria da situação de saúde dos povos indígenas, bem como apoiar propostas que visem uma atenção diferenciada em todos os níveis de atenção à saúde com vistas à integralidade”, pontua Geani.
Para a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde Indígena do DSEI-MS, Suellen Kemp, a reunião foi muito importante para pensar em ações para a construção de uma atenção universalizada, completa às populações indígenas do estado.
“Com essa mudança, não ficaremos restritos à atenção básica, poderemos acompanhar, ter parceria com os municípios, para darmos os encaminhamentos corretos para a média e alta complexidade, para questões de medicamentos e demais insumos. Melhorando os fluxos de trabalho, a atenção será completa e de qualidade”.
Os municípios de Aquidauana e Caarapó foram escolhidos como piloto para a articulação dessas ações voltadas aos povos originários. A secretária municipal de saúde de Aquidauana, Patrícia Panachuki, destacou a importância de se ter um processo de trabalho definido e o acesso aos dados desta população.
“O primordial é conseguirmos enxergar o que está acontecendo na saúde lá na aldeia, porque também somos responsáveis por essa população”, declarou.
Para o secretário municipal de Caarapó, Vinício Andrade, a oficina foi o primeiro passo para a articulação das ações que serão feitas entre SES, DSEI-MS e secretarias municipais de saúde. “Nessa primeira reunião entendemos como o projeto vai funcionar e a importância de termos disponíveis os dados da população indígena em nosso município. Agora precisamos desses dados pactuados”, garantiu Andrade.
Também participaram da oficina a colaboradora da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), Lucimar Resende, o assessor regional e o enfermeiro da Sesai-MS (Secretaria Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul), Edson Tiago e Silvio Ortiz, respectivamente.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação
Saúde Anvisa registra 5 novas canetas de semaglutida para tratar diabetes
Saúde Conselho pede ao MPSP apuração de venda de medicamentos em máquinas
Saúde Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão
Saúde Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra o sarampo em SP
Saúde Dor crônica pode influenciar no tratamento da depressão
Saúde Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 36°
Tempo limpo
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados