Terça, 28 de Julho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Gestão & Economia Ajuda financeira

Sudeco discute ações estratégicas para melhorias no FCO

Empreendedores podem contar com apoio financeiro

23/02/2021 18h07
Por: Redação Fonte: Redação
Sudeco discute ações estratégicas para melhorias no FCO

Reunião virtual foi realizada com a participação do MDR, do BB e dos governos dos estados do Centro-Oeste, além do DF

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) participou de reunião para discutir Plano de Ação que propõe avaliar a gestão do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), bem como promover melhorias no acesso aos recursos do fundo. O encontro foi realizado por videoconferência com representante do Banco do Brasil (BB), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e dos governos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal. 

A pauta foi aberta pelo superintendente da Sudeco, Nelson Fraga, que enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os governos federal, estaduais e distrital e o banco para promover melhorias nas condições de acesso e aperfeiçoamento da gestão do fundo. 

Entre os assuntos discutidos, a digitalização dos serviços de carta-consulta foi o principal tema. O documento é obrigatório para os tomadores que solicitarem financiamentos com valores acima de R$ 500 mil. Até o momento, eles devem entregá-la em papel na agência do banco onde solicitam o crédito. 

Agora, a Sudeco, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, está desenvolvendo uma plataforma para que as cartas-consulta sejam preenchidas e entregue digitalmente, direto no site da superintendência. 

Segundo Fraga, a digitalização das cartas-consultas “permitirá melhorar o monitoramento dos pedidos realizados pelos tomadores, facilitando o trâmite dos documentos e possibilitando a criação de um banco de dados que auxilie na melhoria dos serviços prestados pelo fundo à população”. 

Na oportunidade, a Ouvidoria do FCO também apresentou sugestões para o aprimoramento dos serviços a partir das demandas enviadas pelo público. 

A Sudeco também enfatizou a importância de atender aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) por meio do FCO, a fim de favorecer a democratização do Fundo e possibilitar o acesso dos tomadores de menor porte à linha de crédito. 

Outras questões levantadas no encontro serão aprofundadas posteriormente em reuniões futuras, como a criação de um Grupo de Trabalho para a discussão das ações do Plano de Ação do FCO 2021, o futuro das linhas de crédito de financiamento estudantil pelo FCO e o financiamento para mini geração de energia elétrica por pessoas físicas, bem como o índice del credere, que é a remuneração do Banco do Brasil pelo risco das operações. 

Participaram da reunião, a chefe de gabinete da Sudeco, Franciane Nascimento; o diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos (DIPGF), Renato Lima; a ouvidora do FCO, Angélica Aben-Athar; o coordenador-geral de Gestão dos Fundos Constitucionais de Financiamento, Kleber Bandeira, e o coordenador, Clécio Santo. Pelo Banco do Brasil, compareceu o assessor empresarial, Sinval da Mata Júnior; o gerente-executivo, Emmanuel Rondon, e a gerente de Soluções, Claudia Marder. 

O Distrito Federal foi representado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Empreendedorismo (SDE/DF), Marco Ferreira, e o chefe de assessoria da SDE, José Cassio Moraes. O governo de Mato Grosso foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e o secretário adjunto de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade, Walter Valverde. Mato Grosso do Sul estava representado pelo Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro/MS), Jaime Verruck, e o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Bruno Bastos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS
Atualizado às 04h01
23°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 34°

22° Sensação
3.11 km/h Vento
41% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)

Mín. 24° Máx. 34°

Tempo nublado
Quinta (30/07)

Mín. 23° Máx. 32°

Chuvas esparsas