O mercado farmacêutico pode ser considerado um dos mais complexos. Mesmo com projeções positivas e um esperado crescimento de 10,5% somente para 2023 - de acordo com a empresa de inteligência IQVIA -, desafios como a falsificação e adulteração de medicamentos são pontos a serem superados pelo setor. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), este mercado ilegal movimenta 210 bilhões de dólares e responde por um em cada dez produtos médicos que circulam em países em desenvolvimento; uma prática que pode ser evitada com a aplicação de soluções tecnológicas de identificação e rastreabilidade, como as etiquetas com tecnologia de rádio frequência (RFID).
De acordo com Fabiana Wu, gerente de RFID da Avery Dennison para a América Latina, empresa líder mundial em ciência de materiais, o setor farmacêutico é um dos que mais pode se beneficiar com a tecnologia, por um motivo bastante claro: os danos à saúde dos pacientes ao adquirirem um produto que possa ter sido violado ou falsificado.
“Nesse sentido, incorporar rótulos e etiquetas com tecnologia RFID pode ser uma garantia de segurança e rastreabilidade. Essas soluções podem ser aplicadas diretamente aos rótulos dos produtos durante o processo de conversão. Outro ponto é a precisão e a velocidade das operações. Produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e instrumentos, por exemplo, podem ser melhor gerenciados em suas extensas jornadas (e muitas vezes controladas), desde a origem até o envio para as farmácias, hospitais, consultórios médicos, salas de cirurgias e laboratórios”, aponta a executiva.
Ainda de acordo com Fabiana, utilizar soluções de identificação digital como a tecnologia RFID, pode ir além de mitigar as práticas de fraude, tornando-se uma ferramenta importante para a redução dos desperdícios. “Ao possibilitar o monitoramento e o recebimento de alertas automáticos sobre a data de validade de medicamentos e suprimentos, essas soluções têm ajudado a eliminar incertezas, perdas e riscos para as empresas que atuam nessa cadeia de fornecimento”, complementa.
Pensando em contribuir para o bom desempenho deste setor, além das etiquetas com tecnologia RFID, a Avery Dennison oferece um amplo portfólio de soluções autoadesivas que ampliam a margem de segurança em duas categorias distintas: antiviolação e antifalsificação. Enquanto a primeira deixa evidências visíveis em casos de tentativa de adulteração ou substituição do conteúdo presente na embalagem; a segunda incorpora características difíceis de serem copiadas, permitindo que autoridades e consumidores consigam distinguir um produto autêntico de outro falsificado.
Entre os rótulos autoadesivos de alta tecnologia oferecidos pela companhia, estão soluções de segurança como as da categoria VOID (etiquetas que ao serem removidas revelam a palavra que identifica conteúdo vazio ou violado “VOID”). Outros modelos são as etiquetas luminescentes, que ao serem expostas à luz UV, mostram a autenticidade do produto; e as soluções de filme transparente, para materiais ‘no label look’, que são também bastante aplicadas em ampolas farmacêuticas.