
As mulheres que desde 2005 ganham o sustento de suas famílias na Associação Buritiense de Agentes de Reciclagem (Abar) receberam uma notícia que deve transformar definitivamente e para melhor suas vidas num futuro breve. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, anunciou a aprovação de convênio que vai garantir o repasse de R$ 500 mil à Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti para que seja construído um barracão onde elas poderão trabalhar abrigadas e protegidas e também guardarem os equipamentos e todo material que processam.
O secretário cumpriu agenda em Dois Irmãos do Buriti na manhã dessa sexta-feira (25), onde participou da inauguração do pavilhão de uma indústria de confecções e também aproveitou para visitar a Associação de Reciclagem, a fábrica de beneficiamento de mandioca – que também vai receber recursos para ampliação e melhoria das instalações – e o Frigorífico de Peixes Buriti, outra empresa contemplada pelo ProDesenvolve (Fundo Estadual Pró Desenvolvimento Econômico), programa gerido pela Semadesc.
A presidente da Associação de Reciclagem, Edna Abrantes, disse que as 9 mulheres que trabalham na entidade atualmente conseguem processar 240 mil toneladas de materiais recicláveis por ano. Pela falta de um barracão para abrigar esse material, muita coisa acaba se perdendo pela ação da chuva e do sol, além de outros problemas que gerou perdas consideráveis, como incêndios e furtos. A construção do barracão é um sonho antigo e o anúncio de sua concretização foi motivo de comemoração por parte das agentes de reciclagem.
O prefeito Wladimir Volk assegurou às agentes que o mais breve possível será elaborado o projeto para assinatura do convênio que garante a liberação dos recursos, e assim a obra tenha início. Esses recursos também são oriundos do ProDesenvolve, que consiste num fundo destinado a apoiar os pequenos negócios e a construir obras de infraestrutura para fomentar o desenvolvimento equânime do Estado. A deputada estadual Mara Caseiro, o secretário executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Bruno Gouveia, e vereadores, também acompanharam as agendas.
Mandioca
Mín. 20° Máx. 37°