Os novos diretores do Banco Central (BC) Gabriel Galípolo e Ailton de Aquino Santos foram nomeados nesta sexta-feira (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato foi publicado em portaria noDiário Oficial da UniãoGabriel Galípolo assume a Diretoria de Política Monetária e Ailton de Aquino, a de Diretoria de Fiscalização. Eles tiveram os nomes aprovados pelo plenário do Senado Federal, no último dia 4, com votação de 39 a 12 e de 42 a 10, respectivamente.
Galípolo e Aquino são os primeiros indicados à diretoria do Banco Central no atual governo e vão substituir o diretor de Política Econômica, Diogo Guillem, na função de diretor de Política Monetária , já que ele acumulava as funções, e Paulo Sérgio Neves de Souza, que ocupava interinamente a Diretoria de Fiscalização.
Ex- secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo tem 41 anos e é formado em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também graduou-se mestre em economia política. Foi chefe da Assessoria Econômica, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento, no governo do estado de São Paulo. Foi ainda presidente do Banco Fator.
O advogado Aílton Aquino é servidor de carreira do Banco Central há 25 anos, tendo atuado como auditor-chefe e ocupado cargos de chefia nos departamentos de Orçamento, Execução Financeira e Contabilidade. Ele é graduado em direito pelo Centro Universitário UDF e também tem graduação e pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. Aquino também se especializou em engenharia econômica de negócios, direito público e contabilidade internacional.
Economia Receita adia cronograma de destaque de impostos da reforma tributária
Economia CNPJ alfanumérico começa a ser emitido nesta sexta
Economia Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS
Economia Entenda quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS
Economia Receita paga nesta sexta-feira terceiro lote de restituição do IR 2026
Economia Cidades, Transportes e Fazenda lideram desbloqueio do Orçamento Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo nublado
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados