O governo assinou nesta quarta-feira (5) contratospara a exploração de quatroblocos de petróleo nas bacias de Campos, no Rio de Janeiro, e de Santos, em São Paulo.O investimento mínimo é de R$ 1,4 bilhão.O leilão ocorreu em dezembro do ano passado e gerou arrecadação de R$ 961 milhões.
Foram arrematados: Água-Marinha e Norte de Brava, na bacia de Campos, e os blocos Bumerangue e Sudoeste de Sagitário, na bacia de Santos.
Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz, a expectativa é que o Brasil aumente em 109% a produção de petróleo até 2035.Além disso, o secretário afirmou que a pasta vai atuar com mão firme para explorar a Margem Equatorial, situada entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte.

A licença de perfuração do primeiro poço, na foz do Rio Amazonas, foi negada pelo Ibama.
"O Ministério de Minas e Energia não abre mão de mantermos a discussão pautada entre o equilíbrio sustentabilidadee desenvolvimento. Não podemos prescindir da margem equatorial, nós vamos atuar com mão firme para que nóspossamos, cumprindo todas as etapas ambientais, explorarmos a margem equatorial, pois ali os brasileiros podem ter riquezas".
O Brasil é o nono produtor mundial de petróleo. A expectativa é que em 2030 o país alcance o pico de produção, saltando dos atuais 800 mil barris para quase três milhões de barris por dia, o que representa metade da produção nacional e dois terços do pré-sal.
Na próxima década serão investidos U$ 72 bilhõesem projetos de produção, com isso a estimativa é que a União arrecade U$ 344 bilhões.
Ouça naRadioagência Nacional:
Economia Receita adia cronograma de destaque de impostos da reforma tributária
Economia CNPJ alfanumérico começa a ser emitido nesta sexta
Economia Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS
Economia Entenda quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS
Economia Receita paga nesta sexta-feira terceiro lote de restituição do IR 2026
Economia Cidades, Transportes e Fazenda lideram desbloqueio do Orçamento Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 35°
Tempo nublado
Gestão Inovadora Mulheres jornalistas fortalecem o Sindjor-MS e ampliam a participação da categoria
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados