Boletim epidemiológico apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (07) traz a confirmação de 947 novas infecções por Covid em Mato Grosso do Sul. A média móvel indica 315,4 confirmações diárias na última semana.
Só nos seis primeiros dias de janeiro, já foram 2.208 novos casos confirmados, conforme dados apresentados no boletim. O número já é maior que todo o mês de dezembro, que encerrou com 1.603.
Os cinco municípios com maior numero de novos casos confirmados são Campo Grande (323), Dourados (149), Três Lagoas (55), Corumbá (32) e Nova Andradina (32).
"Estamos olhando o aumento desses casos através não só dos testes RT-PCR mas também dos testes rápidos. No dia 3 nós tínhamos 138 casos, no dia 5 tínhamos 25 casos novos, no dia 6 tínhamos 821 casos novos. É claro que aumentou a testagem, as pessoas que voltaram das férias, e aumentou a disseminação da doença. Ou seja, em quatro dias nós pulamos de 138 para 947", pontuou a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone.
O aumento no número de casos da doença são atribuídos as confraternizações de final de ano. "Nós temos uma variante que é muito mais transmissível e muito mais contagiosa. Com as confraternizações e festas de final de ano, e com as quedas de casos que vinham acontecendo as pessoas relaxaram as medidas que são essenciais. Precisamos usar a máscara, nos vacinar e mais que tudo, evitar nos colocar em risco. O momento agora é de prevenção".
A SES também confirmou mais 3 óbitos, que elevam o total de vítimas da doença no Estado para 9.740. Dos óbitos registrados nesta sexta-feira, dois ocorreram no mês de janeiro, sendo um no dia 5 em Campo Grande e outro no dia 6 em Dourados. A outra morte é do dia 30 de dezembro de uma paciente do município de Aral Moreira.
De 2.738 casos ativos no Estado atualmente, 60 são pacientes internados em leitos clínicos (44) e de UTI (16), e os demais 2.678 em isolamento domiciliar.
A taxa global de ocupação de leitos UTI SUS está abaixo de 65% em todas as macrorregiões, sendo a maioria pacientes não Covid conforme boletim. A ocupação por casos confirmados de Covid na macrorregião de Campo Grande é de 2%, em Dourados 6% e Corumbá 12%. Nos casos suspeitos, Campo Grande tem 2%, Dourados 4%, Três Lagoas 14% e Corumbá 12%.
Existem 471 amostras em análise pelo Lacen e laboratórios parceiros, e não há nenhum caso aguardando encerramento pelos municípios.
Águas Guariroba Expansão do saneamento impulsiona o desenvolvimento dos bairros da capital
Câmara Municipal Vereadores de CG aprovam Sistema de Esporte Comunitário, para uso de quadras de escolas aos finais de semana
Gestão eficiente Integração de dados na saúde é tema de capacitação do TCE-MS
Câmara Municipal Projeto sustentável garante economia de até 20% nos custos com energia elétrica
Polícia Ex-prefeito Alcides Bernal alega legítima defesa após “novo dono” invadir sua casa
Tragédia Ex-prefeito Alcides Bernal “abre fogo” e mata homem após discussão por imóvel Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 24° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas
Gestão Inovadora Gestor cita oportunidades em MS e destaca o trabalho estratégico de Jaime Verruck
Bastidores da Política Dinheiro que não chega a quem precisa: que tal auditoria nos programas sociais
Tecnologia Trabalho do Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MS faz a diferença nas obras de pavimentação
Interior Inovação em Saúde: Governo de MS e Senac promovem evento gratuito para impulsionar o setor em Dourados