Colégio leva livrarias para dentro da escola e Feira do Livro estimula a leitura

Evento proporciona o contato de 800 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental com publicações clássicas e lançamentos.

Por Assessoria 14/03/2018 - 07:52 hs
Foto: Reprodução
Colégio leva livrarias para dentro da escola e Feira do Livro estimula a leitura
O evento acontece em parceria com duas livrarias de Campo Grande

"Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas". Essas palavras de Mário Quintana dão uma ideia da importância da leitura para a sociedade. Além de estimular a criatividade e desenvolver vocabulário - melhorando a linguagem oral e escrita - , o hábito de ler aumenta o senso crítico do leitor.

Apesar de tantos aspectos positivos, o brasileiro tem lido cada vez menos, em todas as faixas etárias. De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A pesquisa revelou ainda que a maioria das crianças e dos adolescentes só lê por exigência da escola e que 75% da população brasileira, incluindo adultos e crianças, nunca pisou em uma biblioteca.

De acordo com especialistas, ler é um hábito que precisa ser estimulado ainda na primeira infância, a fim de que a criança tome gosto e comece a fazer isso de livre e espontânea vontade quando crescer.

Pensando nisso, o Colégio Salesiano Dom Bosco promove a edição 2018 da sua Feira do Livro para mais de 800 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Estantes e prateleiras repletas de livros vão tomar conta da antiga biblioteca da escola nos dias 15 e 16 de março. A supervisora das séries finais, Cleide Maria dos Passos Arruda, explica que a ideia é que a criança tenha contato com a diversidade de estilos e escolha aquele que mais lhe agrada.

“Deixar a criança escolher o que ela deseja ler, sem a cobrança de conteúdos mais complexos e mais extensos, é a maneira mais eficaz de estimular a leitura. Impor exigências pode fazer com que a leitura se transforme em uma obrigação e não em diversão”, explica.

O evento acontece em parceria com duas livrarias de Campo Grande, Lê e Franco. Aline Torres Durães, vendedora da livraria Lê, orienta que não é necessário esperar a criança aprender a ler de fato para que seja apresentada aos livros.

Ainda de acordo com Aline, os livros infantis que mais chamam atenção são aqueles em que os protagonistas da histórias são personagens como dinossauros, sereias e unicórnios. Já na linha infantojuvenil, os livros de youtubers, séries e histórias em quadrinhos são os preferidos.

Serviço

Data: 15 e 16 de março (5ª e 6ª feira)

Horário: das 8h às 18h, inclusive horário de almoço

Local: Antiga Biblioteca do Colégio Salesiano Dom Bosco (Avenida Mato Grosso, 227, Centro)

As visitações das turmas acontecem das 8h às 11h15 e às 14h10, 15h, 16h15 e 17h05.